Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Quase prontas

Famílias de área de risco conhecem suas futuras moradias em Curitiba

Moradores da Vila Betel, no Cajuru, foram conhecer suas novas casas no Moradias Parati, na CIC. Na imagem o casal Manoel e Edina dos Santos. Curitiba, 17/04/2024 Foto: Rafael Silva

A quarta-feira (17/4) foi especial para 24 famílias que vivem em condição de risco nas vilas Betel e Santa Anastácia, no Cajuru. Elas visitaram o canteiro de obras do Moradias Parati, na CIC, e conheceram as novas casas, que estão sendo construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), onde passarão a viver com segurança e dignidade.

O porteiro Manoel Furtado, 43 anos e sua esposa, a cozinheira Edina dos Santos, 47, estavam com a felicidade estampada no rosto em conhecer o futuro lar. Eles vivem há três décadas na Vila Betel, uma área de risco com parte das casas na margem de um córrego da bacia do Rio Atuba.

“Enfrentamos muitos alagamentos, quando chove não conseguimos sair de casa, precisa esperar a água baixar. É uma emoção difícil de explicar ver as casas quase prontas e saber que uma delas será nossa”, disse Furtado.

Edina gostou muito da região e o casal já tem planos para ampliar a moradia. “Lugar excelente, tem tudo perto, colégio, posto de saúde, linhas de ônibus e comércio. Já temos tudo planejado para construir mais uma sala para ficarmos com uma cozinha maior. Será uma vida nova”, destaca.

Fundo de Habitação

Em janeiro, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, visitou a comunidade e o conjunto em obras. O empreendimento está sendo construído com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), do qual Pimentel já foi presidente do conselho gestor.

“As casas são muito próximas ao rio, as famílias enfrentam vulnerabilidade por causa dos alagamentos. Nós vamos garantir melhores condições para esses moradores, com a transferência para casas novas em local seguro na CIC”, disse Eduardo Pimentel na ocasião.

O orçamento do FMHIS teve um incremento significativo nos últimos anos, após a gestão do prefeito Rafael Greca ter alterado a lei de outorga para a venda de potencial construtivo. Mais recursos passaram a ser destinados para habitação social, possibilitando a construção de moradias do programa habitacional do município.

Cidade Inteligente

As 24 casas serão equipadas com painéis fotovoltaicos do programa Cohab Solar. O equipamento capta radiação solar e converte em energia elétrica para uso doméstico, gerando uma economia média de 80% nas faturas de energia dos moradores.

“Curitiba é o melhor exemplo de cidade inteligente, trabalhamos sempre preocupados com as pessoas e também com o meio ambiente. Esse projeto tem uma visão sustentável ao utilizar uma energia limpa e renovável, ao mesmo tempo que proporciona economia financeira para as famílias”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

O casal Débora e Evandro dos Santos ficou ainda mais feliz com o benefício. Eles moram com dois filhos há quatro anos na Vila Santa Anastácia e estão ansiosos pelo dia da mudança.

“Conta de luz é um gasto que pesa no orçamento, saber que a nossa será mais baixa é maravilhoso. Vai sobrar um dinheirinho para pensar em móveis novos. Eu amei a casa, é felicidade demais”, ressalta Débora.