O dia 29 de novembro é sempre especial para a analista de operações financeiras Ulli Menezes de Souza, por ser a data de seu aniversário, mas o deste ano será inesquecível. Ela esteve na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e assinou o contrato de aquisição de seu novo apartamento, no Residencial Colinas do Norte, no Santa Cândida.
“É uma felicidade dupla, justamente no dia em que completo 30 anos. Uma conquista bem grande, que muda a vida de qualquer pessoa”, disse a inscrita na fila da Cohab ao assinar o documento que assegura a compra da unidade habitacional.
Atualmente ela mora em um imóvel alugado no Xaxim. O valor da prestação do financiamento ficou menor do que o aluguel mensal, fato comemorado pela beneficiada. “Além de o valor ser menor, agora é totalmente diferente. Pagar pela casa própria é um investimento, um patrimônio”, ressalta.
O empreendimento de 184 unidades está em construção e representa uma parceria da Cohab com a iniciativa privada. A obra utiliza a tecnologia wood frame, na qual as paredes são pré-produzidas em fábrica e instaladas inteiras para formar os blocos de apartamentos.
Incentivos
Por meio das parcerias com a Cohab, as empresas recebem incentivos urbanísticos que permitem um maior adensamento dos conjuntos, por se tratar de habitação de interesse social.
“Sem a parceria com a Cohab, neste terreno o zoneamento permitiria a construção de somente cinco moradias. Ao assinar conosco foi possível a implantação de 184 unidades”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Além disso, os parceiros também recebem incentivos fiscais, como a isenção de ITBI para a transferência da área em que será construído o empreendimento, isenção de IPTU durante o período de obras e isenção de ISS da execução da obra.
O aumento na quantidade de unidades e as isenções ofertadas possibilitam a diminuição nos custos e consequentemente valores mais acessíveis para a aquisição dos inscritos no programa habitacional do município.
Nas parcerias de assessoramento, o Setor Correspondente Bancário da Cohab convoca os inscritos da faixa de renda compatível com o empreendimento, apresenta as unidades disponíveis e as condições de financiamento e presta todo apoio para a assinatura do contrato de aquisição do imóvel. Os inscritos beneficiados no Colinas do Norte possuem renda familiar acima de R$ 1,6 mil.
Há dois meses, o vice-prefeito Eduardo Pimentel entregou as chaves de novos apartamentos para moradores de um conjunto construído por meio de parceria do poder público com a iniciativa privada. O Residencial Chácara Primavera, no Campo do Santana.
Já pode casar
A contadora Aline da Silva, 38 anos, realizou o sonho que havia sido adiado há seis anos. Ela havia sido convocada pela Cohab, mas devido a prestações de seu carro na época, não teve o financiamento aprovado junto a Caixa Econômica, que é o agente financeiro do programa.
Desta vez deu tudo certo. Aline utilizou seu FGTS para abater da entrada e nesta quarta-feira (29/11) assinou o contrato de aquisição. “Agora vou poder casar”, disse, emocionada.
Ela mora com a mãe em uma casa no Cajuru e agora aguarda a finalização das obras para poder colocar em prática tudo o que planejou nos últimos anos. Sobre o atendimento na Cohab, ela fez elogios.
“Negociação e atendimento muito bons, a equipe me ajudou bastante. Para quem está procurando imóveis acessíveis eu recomendo que se inscrevam o quanto antes”, disse.
Conjunto
O condomínio possui unidades de um e dois quartos, com área privativa que varia de 39 a 44 metros quadrados e vaga de estacionamento para todas as unidades.
Nas áreas comuns haverá piscina, salão de festas, espaço gourmet, praça das araucárias, espaço picnic, academia ao ar livre, mesa de jogos ao ar livre, campo de futebol e parquinho infantil.
A região é bem atendida por equipamentos públicos e há um ponto de ônibus exatamente em frente ao condomínio, na Rua Paulo Kulik. Em agosto, o prefeito Rafael Greca visitou o canteiro de obras e destacou o método construtivo e a parceria com a Cohab.
“É uma nova modalidade de construção, esses prédios podem ser construídos em um tempo menor e geram menos resíduos. Graças à parceria com a Cohab, neste terreno está sendo possível erguer 184 moradias, onde o zoneamento originalmente permitia a construção de somente cinco”, enfatizou o prefeito, na ocasião.