Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vacinação nas escolas

Famílias começam a receber pedidos de autorização para atualização das carteirinhas das crianças

Famílias começam a receber pedidos de autorização para atualização das carteirinhas das crianças. Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

As famílias das crianças e estudantes da rede municipal de ensino curitibana começaram a receber esta semana os pedidos de autorização emitidos pela Prefeitura de Curitiba para vacinar os alunos nas escolas municipais.

A mobilização começará na próxima semana e é necessário que os pais ou responsáveis levem as carteirinhas dos pequenos para atualização e autorizem a aplicação dos imunizantes pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde.

Os pais que quiserem ficar com os filhos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e acompanhar a vacinação podem fazê-lo, mas isso não é obrigatório.

“A campanha ocorrerá toda quinta e sexta-feira nas nossas unidades, e é importante que os pais assinem as autorizações”, pontua o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

Na quinta-feira da próxima semana (8/4), no CMEI Dona Francisca Wilsek (Regional CIC), a Prefeitura realiza um ato simbólico para lançar a estratégia de vacinação nas unidades educacionais.

“A vacinação dentro das escolas é mais uma forma de mantermos a cobertura em alto nível. Assim chegamos mais facilmente aos estudantes que estão com vacinas em atraso e facilitamos a vida das famílias”, explica a secretária da Saúde, Tatiane Filipak.

A superintendente de Gestão Educacional, Karla Kuehne, afirma que as ações foram organizadas de maneira a não interferirem nas atividades pedagógicas. “Fizemos diversas reuniões com a Saúde e organizamos a vacinação de modo que a rotina da escola ou CMEI não seja comprometida”, explicou Karla.

Campanha nacional

Curitiba iniciou no último dia 14, na rede estadual de ensino, a Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas, no Colégio Estadual Guido Arzua, no Sítio Cercado.

Em 2024, a Secretaria Municipal da Saúde analisou mais de 80 mil carteiras vacinais de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba e aplicou cerca de 25 mil doses na estratégia de vacinação nas escolas.

Na capital do Estado, as secretarias municipais da Saúde e da Educação mantém parceria permanente com diversas ações de saúde nas escolas, que envolvem imunização, ações de saúde bucal, entre outras. 

Calendário de imunização

As vacinas ofertadas são as que compõem o calendário nacional de imunização. Para saber quais são as vacinas disponíveis pelo sistema público, os pais e responsáveis podem conferir o site Imuniza Já Curitiba.

Além da estratégia de vacinação nas escolas, Curitiba oferece a imunização em 109 unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento também podem ser conferidos no Imuniza Já Curitiba.