Mesmo com chuva, mãe e filha aproveitaram o primeiro dia de horário estendido de vacinação em Curitiba, nesta segunda-feira (16/10), para comparecer à Unidade de Saúde Mãe Curitibana, no São Francisco, a fim de colocar em dia a carteira de imunização. Eliane Badeluk Postól, administradora, 48 anos, tomou o reforço anticovid bivalente e a filha, Manuela, 10 anos, a segunda dose da vacina contra o HPV.
Até sexta-feira (20/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece o horário estendido para vacinação até as 20h em dez unidades de saúde, uma em cada distrito sanitário: Mãe Curitibana, Vila Hauer, Tingui, Monteiro Lobato, Vila Guaíra, Santa Felicidade, Oswaldo Cruz, Ipiranga, João Cândido e Iracema.
Mãe de dois filhos, Eliane diz que sempre ganha “cinco estrelas” da pediatra, porque a carteira de vacinação está em dia, “tanto das crianças, como dos pais”, revelou. A vacina anticovid bivalente estava pendente porque ela teve intercorrências de saúde. A família acompanha a situação vacinal pelo aplicativo Saúde Já, pelas visitas constantes à pediatra e também pelas campanhas divulgadas pela imprensa e redes sociais.
“A imunização é importante pela prevenção das doenças, pelo cuidado com a gente, com a família e com o próximo”, declarou. A filha Manuela disse que a picada “dói só um pouquinho” e a vacina é boa porque protege.
O advogado Hugo Pellegrini e a esposa, Aline de Bona, também aproveitaram o horário estendido para levar os dois filhos para vacinar. Segundo eles, na rotina de trabalho fica mais difícil comparecer à Unidade de Saúde e o horário alternativo ajuda. O bebê Angelo de Bona Pellegrini foi vacinado contra a meningite e sua irmã, Cecília de Bona Pellegrini, 7 anos, atualizou a imunização com o reforço da covid e a vacina contra a gripe.
“Acho que a gente tem que acreditar na ciência e proteger nossas crianças”, disse Hugo.
Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o horário estendido e o Dia D (que será realizado neste sábado, dia 21 de outubro) são estratégias para ampliar a adesão das famílias às vacinas.
“É um esforço a mais para que crianças, adolescentes, adultos e idosos mantenham a vacinação em dia. A vacina é individual, mas a proteção é coletiva”, ressaltou a secretária.
A chuva do início da noite desta segunda-feira atrapalhou o acesso às unidades de saúde e somente 27 doses foram aplicadas, entre 19h e 20h, nos dez postos com horário estendido.
Horários regulares
Além dos horários especiais de vacinação, a SMS permanece ofertando a imunização nos horários regulares de atendimento em 103 unidades de saúde. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
Estão sendo ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Para saber quais são as vacinas que estão em atraso, basta verificar no aplicativo Saúde Já Curitiba a aba Carteira de Vacinação e clicar em pendentes.
Em 2023, a SMS já ofereceu unidades com horário estendido para vacinação em duas ocasiões e promoveu um Dia D, em que as unidades abriram aos sábados. Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2023, as equipes da SMS aplicaram 17 mil doses de imunizantes.
Dia D
A semana de esforço para ampliar a cobertura vacinal em Curitiba será encerrada com o segundo Dia D de vacinação de 2023, no sábado (21/10), das 9h às 15h, em 29 unidades de saúde. Os endereços podem ser conferidos abaixo ou no site Imuniza Já Curitiba.
- Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
US Umbará II
- Distrito Sanitário Boa Vista
US Tingui
US Bairro Alto
US Fernando de Noronha
US Abaeté
US Vila Diana
- Distrito Sanitário Boqueirão
US Vila Hauer
US Visitação
US Xaxim
- Distrito Sanitário Cajuru
US Iracema
US Salgado Filho
US São Paulo
- Distrito Sanitário da CIC
US Jardim Gabineto
US Cândido Portinari
US Nossa Senhora da Luz
US Vitória Régia
- Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
- Distrito Sanitário do Portão
US Vila Guaíra
US Santa Quitéria II
- Distrito Sanitário do Pinheirinho
US Vila Feliz
US Concórdia
US Parque Industrial
US Maria Angélica
- Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Campina do Siqueira
US Pinheiros
- Distrito Sanitário Tatuquara
US Moradias da Ordem
US Caximba
US Rio Bonito