A rotina das cerca de 18 mil pessoas que circulam diariamente pela Ceasa Curitiba mudou na manhã desta quinta-feira (26/10). O dia começou com a presença da Família Folhas no local e com o lançamento da campanha Ceasa Limpa. O principal foco da ação é na separação correta dos resíduos gerados na Ceasa Curitiba.
A campanha foi desenvolvida pela equipe ambiental da Ceasa Curitiba e o lançamento da ação, nesta quinta, também contou com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde, da Administração Regional do Tatuquara e, ainda, do Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos (Sindaruc).
“Todos os dias circulam muitas pessoas aqui na Ceasa e esse trabalho de conscientização ambiental, falando sobre a correta separação dos resíduos, é fundamental para que menos rejeitos vão para o aterro sanitário”, explicou a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.
Após o evento de lançamento, que contou com exposição de materiais do Ecocidadão, materiais informativos sobre compostagem e separação correta dos resíduos, as equipes do Meio Ambiente e da Ceasa percorreram os boxes dos comerciantes para fazer orientações sobre a importância da separação dos rejeitos. Também foram distribuídos folders educativos com orientações sobre descarte correto do lixo comum e dos recicláveis.
“Esse é um trabalho de conscientização que não pode ser esquecido. Sempre falamos com os nossos colaboradores para despertar esse cuidado com a separação do lixo. Assim vamos ajudar a natureza”, disse Mariza Ferronato, que tem um boxe de frutas na Ceasa. O estabelecimento dela tem lixeiras específicas para a separação dos orgânicos e dos reciclados.
“A ideia é estimular a mudança de atitudes e desenvolver novos hábitos, conscientizando o público interno e externo sobre manter o ambiente da Ceasa limpo e melhor para todos”, explicou Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.
De acordo com a consultora de meio ambiente da Ceasa, Cirlei de Souza, são geradas cerca de 10 mil toneladas de resíduos por ano na Ceasa, destas, cerca de 7 mil toneladas não vão para aterro sanitário, ou seja, são aproveitadas para produção de energia ou recicladas.
O administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, servidores da Regional, do Meio Ambiente, da Saúde, funcionários da Ceasa Curitiba e o vereador Mauro Bobato também participaram do lançamento da campanha.
Certificação nacional
A Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado de conformidade com as normas, emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), é válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras. O programa foi implantado inicialmente em Curitiba.
Saúde
A equipe Ceasa e demais parceiros da campanha vão distribuir entre essa quinta-feira (26/10) e o dia 1º de novembro materiais orientativos sobre a coleta seletiva de resíduos e como evitar a proliferação do mosquito da dengue e de animais peçonhentos.