Lixo que não é lixo não vai pro lixo. Essa e outras lições de sustentabilidade foram o tema das atividades realizadas nas escolas municipais Nansyr Cecato (regional Portão) e Leonel Brizola (Tatuquara), esta semana, com a Família Folhas.
As crianças aprenderam educação ambiental com Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo, adotado numa feira da Rede de Proteção na cidade). Os personagens da campanha famosa na década de 1990 voltaram em março deste ano, para as comemorações do aniversário da cidade.
“Estes personagens vão visitar as escolas e os CMEIs até que todos tenham na ponta da língua e no coração a ideia de que precisamos de um mundo limpo e sustentável”, explica o prefeito Rafael Greca.
A Escola Municipal Dona Lulu, no Bairro Novo, será a próxima unidade educacional curitibana a receber a visita da Família Folhas, na próxima quarta-feira (16/11).
E, no dia 21/11, é a vez dos estudantes da Escola Prof. Kó Yamawaki, Boa Vista.
Por que separar os resíduos?
A campanha que embala os programas de sustentabilidade tem como missão recuperar o orgulho dos curitibanos e curitibanas e ampliar a participação de todos, incentivando a população separar mais e melhor o que for efetivamente reciclável.
Curitiba é considerada uma cidade de vanguarda na área do Meio Ambiente e desenvolve uma série de ações e programas de grande impacto – como é o caso da Pirâmide (usina) Solar do Caximba e da ampliação da instalação de painéis fotovoltaicos pelo município, do desafio de plantio de árvores, da nova diretriz para ônibus elétricos no transporte coletivo, entre outras ações.
A reciclagem faz parte desse conjunto importante de medidas, tendo impacto significativo na redução de resíduos encaminhados aos aterros sanitários.
A capital do Paraná encaminha creca de 52 mil toneladas por mês de resíduos domiciliares e da limpeza urbana para o aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, que recebe os resíduos também dos outros 23 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Conresol).