Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capital da sustentabilidade

Família Folhas fala sobre a importância das árvores em Curitiba para crianças do Boqueirão

Distribuição gratuita de mudas de árvores em todas as regionais de Curitiba. A ação na Regional Boqueirão, teve a participação da Família Folhas, que animou a visita dos estudantes do 3º ano da Escola Municipal Nivaldo Braga. Curitiba, 21/09/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21/9), a Prefeitura de Curitiba fez a distribuição gratuita de 5 mil mudas de árvores em todas as dez regionais de Curitiba. A iniciativa faz parte do programa 100 mil árvores, que já atingiu a marca de mais de 400 mil árvores plantadas em Curitiba desde setembro de 2019.

Na Regional Boqueirão, a ação teve participação da Família Folhas, que animou a visita dos estudantes do 3º ano da Escola Municipal Nivaldo Braga, como conta o estudante José Miguel da Silva, de 8 anos.

“Eu gosto muito da Família Folhas, e fico muito empolgado toda vez que vejo eles. Já aprendi muito sobre reciclagem e separação do lixo com eles, e agora estou conhecendo mais sobre mudas de árvores”, diz o estudante.

Produzidas pelo Horto da Barreirinha, as mudas começaram a ser distribuídas na maioria das regionais na manhã desta quinta-feira. Nas regionais Bairro Novo e Santa Felicidade, a distribuição gratuita das mudas de árvores começa às 14h, nas Ruas da Cidadania.

Doações rápidas

Na distribuição da Regional Boqueirão, a população retirou as 500 mudas à disposição em cerca de 2 horas, como explica o gestor da regional, José Carlos Cordeiro.

“É sempre assim, às 11h já está quase tudo acabando. Hoje nós distribuímos ipês de várias cores, o ingá, o saboeiro, o pau-ferro, e as frutíferas Pitanga e Jabuticaba, que é a mais procurada”, relata Cordeiro.

Devido a essa alta procura, a população comparece desde cedo às Ruas da Cidadania para garantir a muda desejada, como é o caso de José Augusto, de 66 anos, que já aproveitou essa iniciativa da Prefeitura outras vezes.

“Hoje eu peguei um ipê rosa, um ingá e uma jabuticabeira, por isso vim bem cedo. Todas essas árvores que eu coleto aqui vão para minha chácara, então esse projeto está sendo ótimo”, diz José Augusto.

Há também as pessoas que foram retirar as árvores pela primeira vez, como Silvânia Pereira, de 41 anos, que escolheu as frutíferas pitanga e jabuticaba. “Eu já estava atenta para essas distribuições faz tempo, e não podia perder a oportunidade. Gostei muito, e vou contar para todo mundo, é muito legal”.

Regras de plantio

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública e em unidades de conservação como parques, praças e jardinetes, além de autorização, é preciso seguir algumas regras. 

O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

O diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, reforça sobre os cuidados com o plantio. “As pessoas que querem plantar em parques, praças ou em jardinetes precisam consultar o departamento de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ver se é possível”, disse Roloff.

Desafio 100 mil árvores

O Desafio 100 mil árvores foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 400 mil plantios.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores, e seu papel fundamental para a vida no planeta. A data foi escolhida para coincidir com a chegada da primavera no hemisfério Sul.