As lições de sustentabilidade ambiental da Família Folhas ultrapassaram as fronteiras de Curitiba e agora podem ser vistas em qualquer lugar do mundo pela internet. Os sete integrantes da campanha de educação ambiental da Prefeitura de Curitiba chegaram ao YouTube. A Secretaria Municipal da Comunicação Social produziu e lançou a Família Folhas - A Série na rede social.
Todos os textos e conteúdos foram feitos em parceria com o departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os simpáticos personagens verdes Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e o pet Folheco já tiveram mais de 4,2 milhões de visualizações no YouTube.
Segundo a diretora de Marketing e Propaganda da Secretaria Municipal da Comunicação Social de Curitiba, Fabíola Maziero Pinheiro Sant'anna, a equipe já está pensando na segunda temporada da Família Folhas - A Série utilizando alguns espaços da cidade como cenário.
“Um dos motivos do sucesso é que a série da Família Folhas no YouTube propicia o ensinamento para as crianças de forma lúdica e divertida por meio de desenhos”, explicou Fabíola. Outro ponto é que os pais das crianças também revisitam o passado e lembram das primeiras propagandas da Família Folhas da década de 1990.
Educação ambiental nas escolas
A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, explicou que desde o início do projeto o objetivo principal era passar a série da Família Folhas nas escolas municipais de Curitiba.
“Assim conseguimos atingir mais crianças do que com o teatro da Família Folhas. Essa é a vantagem da série do YouTube, agora conseguimos atingir milhões de crianças, compartilhar essas informações de forma mais rápida”, disse Leila.
A Família Folhas - A Série conta com dez episódios no YouTube, com vídeos curtos e dinâmicos de cerca de 1 minuto e 40 segundos. Os episódios explicam como separar o lixo corretamente, o caminho que o lixo faz desde a casa da pessoa até chegar ao aterro sanitário, como fazer economia de água, inclusão e acessibilidade. Já foram lançados oito episódios e os dois últimos serão publicados em breve, sobre o Ecocidadão e o descarte correto do lixo.
Todos os vídeos são acessíveis com intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais). As músicas e as cores também chamam a atenção das crianças.
Vídeos
Episódio 1: SE - PA - RE! - explica para as crianças e adultos as cores corretas das lixeiras e onde descartar corretamente o lixo. Na lixeira azul vai o papel, na vermelha vai plástico, verde é o vidro, amarelo é o metal, na marrom o orgânico, e no preto resíduos não recicláveis. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 2: Separar é divertido - ensina como usar a imaginação e se divertir na hora de separar o lixo e de como a reciclagem ajuda a deixar o planeta mais sustentável e limpo. Também fala da importância do programa Ecocidadão da Prefeitura de Curitiba e os cuidados com o material reciclado. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 3: O caminho do lixo - também mostra como funciona o programa Ecocidadão e que o caminhão do lixo reciclado vai até uma das 40 associações ou cooperativas do programa onde é feita a triagem do material. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 4: Economia de água - explica a importância da água para o planeta e que é preciso fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça. O vídeo também traz dicas para reutilizar água do chuveiro e que água da máquina de lavar roupas pode ser reutilizada para lavar calçadas. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 5: Brinquedo de lixo que não é lixo - mostra como garrafas pet podem virar um avião, duas latas e um cordão serem transformadas em um telefone sem fio e potes de sorvete em um trem. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 6: Inclusão e acessibilidade todo dia - tem a Flora como protagonista, ela não tem uma perna e usa prótese. O episódio mostra uma praça com brinquedos inclusivos, assim como os que têm em Curitiba, para que todas as crianças possam se divertir juntas. Também explica a importância dos cães-guia para as pessoas cegas. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 7: Reaproveitar é sustentável - fala sobre hortas e como fazer o reaproveitamento dos alimentos, como cascas de batata, de cenouras, sem desperdício. (Assista ao vídeo aqui).
Episódio 8: Sustentabilidade todo dia - mostra uso de sacolas reutilizáveis em supermercados ao invés de sacolas descartáveis que poluem o meio ambiente, mostra os ônibus elétricos da Prefeitura e como utilizar a bike nos deslocamentos mais curtos, comprar frutas e verduras em feiras e nos Sacolões da Família da Prefeitura também são dicas de ser mais sustentável. (Assista ao vídeo aqui).