Falta um mês para o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado em Curitiba de 21 a 24 de maio. Representantes de 11 países e de 91 municípios brasileiros já confirmaram presença, entre eles Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, México e Cabo Verde.
O tema central é Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente. É a primeira vez que a capital do Paraná vai receber um evento dessa natureza.
- VEJA AQUI os palestrantes do XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras.
O congresso é realizado a cada dois anos. O último, em 2022, foi em Andong, na província Gyeongsang, na Coreia do Sul.
O prefeito Rafael Greca destaca a importância de Curitiba receber um evento dessa natureza com tantas delegações estrangeiras.
“Além de ser a cidade mais inteligente do mundo, nossa Curitiba também é educadora e vai concentrar os debates mundiais sobre esse tema no mês que vem, em um grande evento”, disse o prefeito.
Greca frisou que o fato de Curitiba ser escolhida como anfitriã do congresso é reflexo do trabalho como cidade educadora e coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace).
“Iniciativas nossas como o programa Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura”, exemplificou o prefeito.
Comitê
Para organizar o congresso foi criado um Comitê Intersetorial. Além da Educação, participam representantes das secretarias municipais da Saúde, de Defesa Social e Trânsito, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude, dos institutos municipais de Administração Pública (Imap) e do Turismo (IMT), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), entre outras. O grupo realiza reuniões periódicas há cerca de dois anos.
O que é uma cidade educadora?
O conceito está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia. Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local.
A capital do Paraná integra o seleto grupo de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.
O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.
Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras.
Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.