O Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura, passou pelos bairros Seminário e Caximba nesta quinta-feira (26/4) e continua a ouvir os moradores da cidade. Até o fim de junho serão realizadas 58 reuniões, englobando os 75 bairros de Curitiba. Nos encontros, os moradores apontam as obras e serviços prioritários de cada região para serem incluídas no orçamento do município.
Na próxima quinta-feira (3/5), será a vez dos bairros Jardim Social e Hugo Lange, no Colégio Amâncio Moro (Av. Presidente Washington Luiz, 620), Tatuquara, no auditório da Rua da Cidadania (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n), e Sítio Cercado, no Colégio Hasdrubal Belegard (Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3.009). Todas as reuniões serão no mesmo horário, das 19h às 21h.
Seminário
Os moradores do Seminário se reuniram no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida para detalhar as propostas eleitas pela população nas fases anteriores do Fala Curitiba, que acontecerem no começo desse ano. O bairro faz divisa com Santa Quitéria, Vila Izabel, Água Verde, Batel, Campina do Siqueira, Mossunguê e Campo Comprido.
Os temas drenagem e trânsito ganharam destaque, somando os maiores grupos de discussão, seguido do tema relacionado a segurança pública. No trânsito, os moradores pediram um semáforo na esquina da Rua Deputado Nilson Ribas com a Avenida Nossa Senhora Aparecida. A instalação já está programada pela Prefeitura e será feita até o final do ano.
Outros pedidos de semáforos, lombadas e travessias elevadas foram debatidas com os técnicos do município que estavam na reunião e seguem para avaliação.
Caximba
Na mesma noite, aconteceu a reunião da terceira fase do Fala Curitiba com os moradores do Caximba. O bairro, localizado na região Sul da cidade, faz divisa com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande.
O tema transporte coletivo ganhou destaque. Os moradores querem maior oferta de horários na linha de ônibus Vila Janaina e melhor conexão com a linha Caximba-Olaria. Também pediram novas opções de ônibus até a Regional Tatuquara, para participarem dos cursos e usarem os serviços oferecidos no local.
Outra demanda do grupo foi a construção de uma ponte maior entre as ruas Ângelo Tosim e Rua Professor David Rogos Schmitz , para facilitar a passagem dos ônibus.
O segundo maior grupo do Caximba se concentrou no tema saúde, com pedido de ampliação do horário de atendimento da Unidade de Saúde Caximba. O terceiro grupo debateu Limpeza Pública e sugeriu a ampliação da coleta de lixo nas vias transversais da Vila 29 de outubro.
Todas as demandas, inclusas ou não no processo de votação do Fala Curitiba, seguem para análise técnica nas secretarias responsáveis.
Os vereadores Oscalino do Povo e Rogério Campos e o assessor de assuntos comunitários João Pereira participaram da reunião.
Mais informações, prioridades eleitas e toda agenda do Fala Curitiba estão no site fala.curitiba.pr.gov.br