Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Orçamento participativo

Fala Curitiba: trânsito, pavimentação e saúde são prioridades nas Regionais Tatuquara e Portão

Fala Curitiba: trânsito, pavimentação e saúde são prioridades na Regional Tatuquara. Curitiba 22/05/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Instalação de lombada física, pavimentação e ampliação do horário de atendimento da unidade de saúde são prioridades para os moradores da Regional Tatuquara. Foi o que eles apontaram nesta segunda-feira (22/5) durante a reunião do Fala Curitiba, no salão da Paróquia Sant’Ana. Já na área da Regional Fazendinha/Portão a área de mais interesse foi Habitação.

Os trabalhos começaram às 19h com as boas-vindas do administrador regional, Marcelo Ferraz Cesar, e do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que destacou a importância do Fala Curitiba.

“Este é um dos melhores programas que a cidade tem. É o orçamento participativo, no qual a população traz a sua ideia, se organiza na comunidade e vota nas melhores ações para a sua região.”

A presidente da Associação Comunitária Vila Santana, Maria Lúcia Vieira, sugeriu obras de pavimentação e a abertura de novas quadras da Rua Melania Zeni Visinoni para facilitar o trânsito.

Intervenção socioambiental

A Regional Tatuquara vem passando por uma grande transformação. No aniversário da cidade, o prefeito Rafael Greca entregou a Pirâmide Solar do Caximba com quase 8,6 mil painéis fotovoltaicos. É a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina e não é a única obra importante da região.

“Aqui fica também a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba, o programa Bairro Novo da Caximba, que vai beneficiar 1.693 famílias”, lembra Eduardo.

Foco na Habitação

Na Regional Fazendinha/Portão, 286 pessoas estiveram presentes no salão de eventos da Arena da Baixada, junto à Praça Afonso Botelho, no Rebouças. Eles se distribuíram em 14 grupos de discussão – um para cada área da administração municipal.

O que despertou maior interesse dos moradores dos nove bairros da Regional foi o segmento Habitação, que reuniu pedidos comuns de 100 pessoas. Em segundo lugar – mas bem distante do primeiro - ficaram Saúde e Obras Públicas. Cada uma registrou 13 pedidos para cada uma.

Orçamento Participativo

O Fala Curitiba é o canal aberto pelo poder público para a comunidade colocar na Lei Orçamentária Anual (LOA) as obras e serviços que desejam ver concretizadas no ano seguinte.

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) coordena o processo de participação e escolha das ações, além de acompanhar a implementação dos pedidos.

“São acatadas as propostas escolhidas pelo maior número de moradores presentes à reunião e de acordo com a disponibilidade financeira da administração municipal”, explica Alexandre Matschinske, presidente do Imap.

 

Vilson José quer um novo posto ou ampliação do horário de funcionamento da Unidade de Saúde Dom Bosco, que atualmente fica aberta até as 17h. “Nossa comunidade cresceu muito, mais de 20%, e ampliar o atendimento até as 19h ajudaria”, justifica.

Pedidos diferentes para comunidades diferentes. Maria Lúcia Vieira e Vilson José já participaram de edições anteriores do Fala Curitiba, mas presencialmente foi a primeira vez. Ambos concordam: “é aqui que a população tem que chegar e falar. Se a gente quer algum benefício para o nosso bairro, tem que ser aqui na audiência pública”, diz Maria Lúcia.

Participaram do encontro, secretários municipais, os vereradores Osias Moraes e Toninho da Farmácia, administradores regionais, chefes dos núcleos regionais da cidade e comunidade.

Em alta