Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação solidária

Fala Curitiba nos bairros começa a ouvir propostas para melhorar a cidade

Reunião presencial do Fala Curitiba no Bairro Novo. Curitiba, 22/04/2024. Foto: Divulgação

A noite de abertura do Fala Curitiba nos bairros, nessa segunda-feira (22/4), contou com quase 300 pessoas nas reuniões realizadas nas Regionais Tatuquara e Bairro Novo. Os encontros seguem nesta terça-feira (23/4), no Pinheirinho e na CIC e, na quarta-feira (24/4), no Boqueirão e no Cajuru. Confira a agenda de reuniões, que vão até 8/5, no site da consulta pública.

O corretor de imóveis Agnaldo Maciel garantiu presença no encontro do Tatuquara, que atraiu 95 moradores de bairros próximos. Foi sua primeira participação no Fala Curitiba. “Um pouco antes de começar, estava indo pra casa e vi uma pessoa distribuindo folhetos na rua. Peguei um e resolvi aceitar o convite e ver de perto do que se tratava. Gostei e já fui deixando alguns pedidos”, contou Maciel, que mora e trabalha no bairro Tatuquara há 28 anos.

Bom para todos

Seus pedidos tratam de circulação viária nas proximidades da Rodovia do Xisto e segurança. “Não peço pra mim: peço pra todo mundo que é daqui porque o bairro está crescendo muito rápido e, em consequência, as necessidades dos moradores”, explicou o corretor. Até então, contou, só tinha feito pedidos ao 156 – o serviço da Prefeitura que se destina à solução de problemas pontuais como troca de lâmpadas de iluminação pública ou roçada de mato. “Nunca tinha falado pessoalmente com um técnico da Prefeitura. É muito bom pra gente se explicar e tirar dúvidas. Quero voltar em 2025”, disse.

Segundo a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Cristina dos Santos, a postura de Maciel reflete a razão de ser do Fala Curitiba. “Esse é o momento para as pessoas transformarem as aspirações individuais – que elas começaram a esboçar lá em março, quando a consulta começou - em demandas coletivas. E isso se dá com a participação solidária de vizinhos que defendem as mesmas melhorias”, observou.

Serviço

Fala Curitiba nos bairros (primeira semana)
(reuniões abertas, sempre a partir das 19h)

Dia 23/4 (terça-feira)
Regional Pinheirinho: Capão Raso – Igreja São José (Av. Winston Churchill, 104)
Regional CIC: Paróquia Nossa Senhora da Luz ((Rua Orlando Lamarca, 650)

Dia 24/4 (quarta-feira)
Regional Boqueirão: Capela Sagrado Coração de Jesus (Rua João Barbosa de Almeida, 255)
Regional Cajuru: Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150)

Dia 25/5 (quinta-feira)
Regional Portão: Paróquia São Cristóvão (Rua Paraíba, 2709)
Regional Santa Felicidade: Sociedade São Braz (Rua Antônio Escorsin 1869)

Em alta