O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou nesta quinta-feira (25/5), em reunião do programa Fala Curitiba na Rua da Cidadania do Cajuru, as principais obras urbanas, viárias e sociais pedidas pela comunidade e feitas ao longo da atual gestão municipal.
Eduardo Pimentel representou o prefeito Rafael Greca no encontro e citou, ao menos, dez obras concluídas ou em fase final como exemplos de valorização e melhoria de qualidade de vida para população. Dentre elas, o binário Olga Balster e Nivaldo Braga, que liga os bairros Tarumã e Cajuru.
“Sem dúvida, o binário (Olga Balster e Vivaldo Braga) é a obra viária mais importante em andamento, porque é bem mais que um recape. A intervenção vai fortalecer o transporte coletivo, diminuir o tempo de percurso da linha de ônibus e, com isso, melhorar a qualidade de vida do trabalhador, que poderá sair mais tarde de casa e chegar mais cedo na volta”, disse.
Intervenção de qualidade
As obras do binário Olga Balster e Nivaldo Braga integram o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado pelo New Developmente Bank (NDB), como a primeira intervenção para melhorar o itinerário BRT Leste-Oeste. O ligeirão será o ingresso para a eletromobilidade no transporte integrado da Grande Curitiba, unindo os terminais CIC-Norte e Pinhais, na Região Metropolitana.
Participativo
Na reunião do Fala Curitiba desta quinta-feira, o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Junior, destacou o caráter participativo e a efetividade do programa, com ações concretas realizadas pela Prefeitura, a pedido da comunidade.
“O Fala Curitiba é a maior ação democrática do Brasil com participação clara da comunidade, que sugere ideias, demandas e prioridades. É um programa criativo, inovador e bem recebido pela população da Regional Cajuru, principalmente porque grande parte das demandas das pessoas tem sido atendida pela Prefeitura”, analisou o administrador.
Participaram do encontro desta quinta mais de 300 pessoas com formação de 15 grupos de discussão para indicar as próximas demandas prioritárias para execução em 2024.
As lideranças da região confirmaram apoio do governo municipal. Waldeci Xavier de Oliveira, presidente da Associação de Moradores Amigos de Moradias Marumbi, destacou as melhorias feitas para a comunidade, principalmente, nas áreas de esporte, segurança e saúde. Oliveira considera o programa Fala Curitiba uma oportunidade de aproximação com o poder público.
“Nós conseguimos passar as prioridades e sermos lembrados aqui, no Fala Curitiba, ao indicar o que realmente precisamos e isso tem trazido resultados práticos para nossa comunidade”, ressaltou Waldeci.
O presidente do Moradias Cajuru, José Vilmar Ferraz Nascimento, também destacou o valor expressivo social do programa. “Aqui nós podemos expressar as principais reivindicações dos nossos bairros. Já conquistamos, por exemplo, a horta comunitária Uberaba e Marumbi, atendendo uma necessidade importante para todos nós”, disse.
Na Regional Cajuru, a audiência reuniu ainda a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Alexandre Matschinske; e os vereadores Serginho do Posto e João da 5 Irmãos.
De 1º a 31 de março, o Fala Curitiba contou com 9.667 participações na Regional Cajuru. As três políticas públicas mais indicadas foram: obras públicas, segurança e saúde.
Regional CIC
A reunião do Fala Curitiba também ocorreu nesta quinta-feira (25/5), na Regional CIC. O encontro reuniu 80 moradores, com a formação de nove grupos de discussão para a indicação das prioridades da comunidade para o próximo ano.
De 1º a 31 de março, o Fala Curitiba contou também com 9.667 participações na Regional CIC. As ações prioritárias indicadas são das áreas de obras públicas, segurança e saúde.