A fachada histórica do Hotel Nikko, no número 546 da Rua Barão do Rio Branco, no Centro, vai ganhar novas cores e ser recuperada pelo programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba. Os trabalhos das equipes contratadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente começaram na quarta-feira (2/8). A previsão é que todo o serviço seja concluído em 15 dias, caso o tempo permaneça sem chuvas.
Os andaimes na fachada do prédio foram montados ontem e nesta quinta-feira (3/8) começou todo o preparo da parede, com raspagem e lavagem da edificação. Toda a característica histórica da construção, que tem cerca de 80 anos, será mantida com as cores originais.
Também será aplicada a resina antipichação, que facilita a manutenção dos prédios históricos que fazem parte do programa Rosto da Cidade. “Esse eixo da Rua Barão do Rio Branco era conhecido como o Corredor do Poder. A Assembleia Legislativa ficava onde hoje é a Câmara Municipal, o Palácio do Governo do Estado funcionava na sede do Museu da Imagem e do Som, e a sede da Prefeitura era no Paço Municipal”, explicou o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.
“O Rosto da Cidade visa preservar os prédios históricos, como é o Hotel Nikko, e que contam a trajetória de Curitiba. O objetivo é manter viva essa história”, completou Jean Brasil, que também é o presidente da comissão do Rosto da Cidade.
Integração do antigo e do novo
O Hotel Nikko chama a atenção de quem passa pela Rua Barão do Rio Branco. Muitos turistas param para tirar fotos em frente da fachada histórica, que reproduz o romantismo do século 19.
A construção foi comprada pelo fundador no hotel, Tokuo Ozima, e uma nova torre com 14 andares foi construída seguindo uma arquitetura que integra o antigo com o novo de forma harmônica. A parte da frente do hotel é tombada pelo patrimônio histórico e a torre com os quartos tem 27 anos.
Para o gerente comercial do hotel, Valter Ribeiro, o programa Rosto da Cidade da Prefeitura de Curitiba é extremamente importante para a preservação dos prédios históricos. “Fiquei emocionado de ver o trabalho começar. A Prefeitura de Curitiba tem um carinho pelos prédios antigos e essa iniciativa é muito importante para a preservação da história da cidade”, afirmou Ribeiro.
O Rosto
Desde que foi iniciado, em 2018, o Rosto da Cidade já foi responsável pela pintura, limpeza e aplicação de resina antipichação em 142 imóveis, sendo 26 públicos e 116 particulares. Além da estética, a iniciativa colabora na segurança dos frequentadores da região central da cidade, com a execução de planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade.
Cadastro
Pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em participar do programa podem fazer o cadastro pelo site do Rosto da Cidade. Basta preencher o formulário online e levar a documentação a uma Rua da Cidadania ou na sede da Prefeitura de Curitiba.