As ações do Mês do Ambiente já se encerraram, mas o cuidado com o planeta, que é a casa de todos nós, deve ser constante. Quem perdeu o dia de recolhimento de lixo eletrônico na regional Tatuquara, neste dia 1º de julho, pode ficar tranquilo. Novas coletas estão programadas na região no dia 30 de agosto, em frente à Rua da Cidadania.
Quem tiver computadores velhos, monitores, televisores, celulares, impressoras, rádios, equipamentos de som, telefones, aparelhos de fax, câmeras fotográficas e outros aparelhos, pode descartar no caminhão.
Eletrônico tóxico
O objetivo da ação é dar a destinação correta aos equipamentos eletrônicos que não estão mais em funcionamento.
Mesmo depois que param de funcionar, os equipamentos têm uma composição química com substâncias tóxicas ao meio ambiente e sua decomposição pode trazer prejuízos à saúde. Por isso, segundo a prefeitura, o correto é descartar o lixo eletrônico em pontos de coleta.
Óleo de cozinha
O caminhão recolhe também óleo de cozinha usado. É muito importante evitar a todo custo jogar no meio ambiente o óleo de cozinha usado. Um litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água, um recurso finito e cada vez mais ameaçado pela ação do homem.
O caminhão também recolhe lâmpadas fluorescentes, que trazem grande perigo à saúde e ao meio ambiente devido à forte concentração de mercúrio e chumbo na sua composição. Restos de tinta também são aceitos pelo caminhão.
Veja os próximos dias de coleta em 2019:
30 de agosto, 29 de setembro, 30 de outubro, 30 de novembro e 31 de dezembro.