Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidades inteligentes

Fab Lab e 1º Empregotech são destaques da FAS no Smart City Expo Curitiba

Fabiano Vilaruel, Presidente da FAS, falando no congresso SMART CITY. Foto: Andre Wormsbecker

 

Nesta quinta-feira (24/3), a Fundação de Ação Social (FAS) levou para o Smart City Expo Curitiba, no Expo Barigui, informações sobre os programas e serviços desenvolvidos pela instituição, responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego na capital.

Durante pitch (palestra curta), o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destacou os números de pessoas e famílias atendidas nos equipamentos do município, dos programas e serviços voltados para a superação das vulnerabilidades sociais e também das ações desenvolvidas para a qualificação profissional de adolescentes e adultos e colocação no mercado de trabalho.

“São programas que beneficiam milhares de pessoas, quase 150 mil famílias, e para isso usamos um sistema federal que serve de base para a execução das políticas públicas”, explicou Vilaruel. “Embora sejam programas da assistência social e do trabalho, tudo isso não é possível ser feito sem uso da tecnologia e a empatia dos servidores”, concluiu.

Fab Lab

Entre os programas destacados pelo presidente da FAS estiveram o Fab Lab Cidadania Cajuru, laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

O Fab Lab de Curitiba, que integra a rede mundial do MIT (Massachusetts Institute of Technology), é o único do Brasil, na Categorial Social, aberto diariamente para a comunidade de forma gratuita. Desde que foi inaugurado, em março de 2019, o laboratório já atendeu o desenvolvimento de 119 projetos e fez 470 atendimentos a quem procurou o serviço, além de ofertar mais de 160 horas de cursos on-line.

No Smart City as pessoas podem conhecer um pouco do Fab Lab, que levou equipamentos e informações em um dos espaços da Smart Plaza Vale do Pinhão.

1°Empregotech

Quem assistiu à apresentação da FAS, conheceu ainda o programa 1ºEmpregotech, que prepara os jovens de Curitiba, de 16 a 29 anos, para os empregos do futuro com a oferta de cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação.

Por meio da parceria com empresas, o 1ºEmpregotech oferta curso de programação de computadores, oficinas de desenvolvimento comportamental, além de encaminhar os jovens para o mercado de trabalho.

Liceu de Ofícios e Inovação

Integrado ao Vale do Pinhão, o Liceu de Ofícios e Inovação também foi destaque por ter criado novos espaços para compartilhamento de conhecimento e a execução de projetos, utilizando novas tecnologias.

A contratação de unidades móveis, em 2019, criou novos espaços para compartilhamento de conhecimento e a execução de projetos, utilizando novas tecnologias. Desde então, 40 mil vagas foram ofertadas em cursos nas áreas de panificação, mecânica de motos e costura industrial.

Com a suspensão das atividades para enfrentamento à pandemia da covid-19, o programa passou a ofertar aulas remotas e conteúdos on-line. As atividades presenciais estão sendo retomadas gradualmente e a previsão é ofertar 10 mil vagas em 2022.

Em alta