Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Até 1° de setembro

Exposição de fotografias em Curitiba aproxima visitantes da cultura do povo Yanomami

Visitantes de exposição fotográfica em Curitiba conhecem mais sobre o povo Yanomami. Curitiba, 26/07/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Em preto e branco, a fotógrafa Claudia Andujar apresenta a realidade do povo Yanomami em fotografias expostas no Museu Municipal de Arte (MuMA) - Portão Cultural. A mostra gratuita é organizada pela Fundação Cultural de Curitiba e pode ser visitada até 1° de setembro.

A fotos produzidas pela suíça naturalizada brasileira durante suas expedições à Amazônia nas décadas de 1970 e 1980 pertencem ao acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. Nas imagens, Claudia Andujar insere o espectador na realidade Yanomami, retratando três grandes temas: a vida comunitária, a vida na floresta e os rituais de um dos povos nativos brasileiros que representam a luta pela preservação da biodiversidade da floresta amazônica.

Na Sala Célia Neves Lazzarotto, onde a mostra está exposta, as amigas Maria Cristina Ferreira da Silva, de 53 anos, e Fátima Aparecida Nogueira da Silva, 54, se encontraram para "consumir" cultura. Ambas são professoras aposentadas e ficaram encantadas com as fotografias de Claudia Andujar.

“As fotos são lindas e nos aproximam do contexto indígena, que é tão distante e ao mesmo tempo tão próximo de nós”, diz Maria Cristina.

Aproximar a cultura e o público é um dos objetivos do MuMA, que fica em localização privilegiada, ao lado do Terminal do Portão e tem entrada gratuita. São essas duas características que chamam Larissa Neves, 21, e Rafaela Hoffmann, 20, para o museu. Elas procuram sempre visitar as exposições e adoraram as fotografias dos Yanomami.

“Vir aqui é um privilégio, não é todo lugar que possibilita ter contato com cultura gratuitamente. Eu gosto porque conhecer outras realidades, como a indígena, me ajuda a pensar 'fora da caixa'”, comenta Larissa.

Ambientes Construídos

Nesta quinta-feira (27/7), às 19h30, estreia no MuMA a exposição Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão.  A mostra traz elementos de arquitetura, edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens japonesas, fazendo um diálogo entre o seu contexto histórico e espacial em fotografias, textos e também vídeos. A exposição fica em cartaz por um mês no MuMA.

Quer visitar as exposições? 

MuMA
Endereço: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão - Portão
Entrada gratuita

Yanomami em Curitiba – Claudia Andujar
Terça-feira a domingo, das 10h às 19h, até 1º de setembro

Ambientes Construídos: Um Guia Alternativo do Japão
Quinta-feira a domingo, das 10h às 19h, até 27 de agosto