Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novembro da Consciência Negra

Exposição Bem na Foto investe na espontaneidade de artesãos e artistas negros

Exposição Bem na Foto investe na espontaneidade de artesãos e artistas negros. Fotos: Juan Salvadori e Claimarilu Salvadori

No Mês da Consciência Negra, comemorado em novembro, a Rua da Cidadania do Pinheirinho vai sediar a exposição Bem na Foto, que elenca uma série de imagens de participantes das edições da Feira Afro da Zumbi (Praça Zumbi dos Palmares), no bairro Pinheirinho.

O projeto foi realizado através do edital do Circuito Arte e Cultura nas Regionais da Fundação Cultural de Curitiba e os trabalhos estarão expostos na Casa da Leitura Osman Lins, com entrada gratuita, de 1° a 30 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Feira Afro da Zumbi

De acordo com a fotógrafa Claimarilu Salvadori, que assina a exposição ao lado do sobrinho Juan Diego Salvadori, fotógrafo e designer gráfico, os trabalhos mostram artistas negros, artesãos que expõem na feira e também o público negro que visita o evento. 

“Foram registrados, fundamentalmente, flagrantes do seu valor cultural, sua beleza, ancestralidade e vivências dentro da cultura africana”, disse Claimarilu.

Arte e espontaneidade

São 23 fotos colhidas de forma espontânea de personagens escolhidos pelos fotógrafos pelo critério de sensibilidade, durante as atividades que eles estavam realizando no momento do clique.

“Nós evitamos as fotos posadas, justamente para capturar um momento único. O resultado é que a exposição está tendo uma ótima aceitação. Os trabalhos estão sendo muito elogiados ao ponto até de nos surpreender”, comentou Claimarilu. 

Resgate da autoestima

A fotógrafa explicou que o objetivo é resgatar a autoestima dessas pessoas, utilizando a fotografia como instrumento de inclusão cultural, como meio de expressão, comunicação e cidadania, além de ampliar o repertório artístico cultural.

“Focamos o momento de espontaneidade, onde o negro sai do papel de vítima e se apodera da leveza de estar entre os seus, num momento de pertencimento àquela comunidade que canta e dança seus saberes e cultura”, avaliou Claimarilu.

A exposição Bem na Foto já passou pelas regionais Santa Felicidade, Boqueirão e Tatuquara e agora Pinheirinho. No ano que vem o projeto vai percorrer as regionais Matriz, Portão, Bairro Novo, Cajuru, CIC e Cajuru.

Serviço:

Exposição: Projeto Bem na Foto 

Período: de 1 a 30 de novembro de 2023
De segunda a sexta-feira
Horário de visitação: Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita
Informações: 3313-5420

Em alta