Experiências interativas e tecnológicas estarão nos 84 estandes da Expo Educação 2018, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, no Expo Renault, no Parque Barigui, nesta terça (31/7) e quarta-feira (1/8). O evento é voltado à formação dos profissionais da rede municipal de ensino e também é aberto ao público, com entrada gratuita.
Os participantes terão, desde a entrada até o fim do percurso no pavilhão, uma variedade de atividades digitais, sensoriais, de realidade virtual e aumentada. Quem passar pelo local poderá experimentar de forma prática e descobrir como a tecnologia pode ser usada por estudantes e professores, além de conhecer os desafios da educação do futuro.
“Inovamos e neste ano a tradicional Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) acontece na modalidade de feira", diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. "Além da exposição de trabalhos todas as atividades serão interativas e práticas.”
O acesso ao evento é por uma cúpula inflável onde serão projetadas, em 360º graus, imagens sobre formação de profissionais, das unidades escolares e dos novos projetos de ensino convidando ao início da imersão em um ambiente de inovação.
LEIA MAIS:
Todos os espaços da Expo Educação 2018 serão equipados com dispositivos móveis como tablets, celulares, projetores e outros. Os equipamentos garantirão a interatividade dos participantes às metodologias de aprendizagem que estarão em exposição. QR Codes serão usados para apresentar os conteúdos em formato digital.
“É um novo formato de Semana de Estudos Pedagógicos, sem papel, com os conteúdos digitais que poderão ser gravados nos equipamentos dos participantes”, conta a Estela Endlich, da coordenadoria de Tecnologias e Inovação da Secretaria Municipal da Educação.
Realidade virtual
Em uma das atividades de realidade virtual, os participantes poderão fazer passeios por parques e pontos turísticos de Curitiba pedalando em uma bicicleta ergométrica. Em outra experiência de realidade virtual, desta vez usando recursos de áudio, participarão de uma simulação em uma barbearia.
Uma araucária robotizada, com pinhas, fará movimentos a partir da interação das pessoas com árvore digital. A natureza da cidade também será tema de um jogo sobre os parques, apresentado em lousa interativa digital.
Equipamentos de robótica estarão disponíveis para a construção e programação de robôs. Os protótipos poderão ser manipulados e conduzidos por um labirinto.
Outra prática de educação criativa bastante explorada nas escolas municipais, a prototipagem, será apresentada. Os participantes poderão fazer modelagem e impressão de projetos usando impressoras 3D.
Atividades com recursos Google Earth, para exercícios de localização, e Google Sites, que ensina a produção de sites, também serão exploradas na Expo Educação. Uma recepcionista digital será a encarregada de chamar a atenção do público para boa parte destes projetos.
Nos dois dias do evento, os 17 mil profissionais da rede municipal, parceiros de instituições ligadas à Educação e representantes da comunidade poderão participar de minipalestras, oficinas e apresentações de práticas educativas além da ampliação do repertório cultural que serão oferecidos pelos departamentos da Secretaria Municipal da Educação e instituições parceiras.
A Expo Educação é uma reformulação da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) e segue a linha dos programas e ações desenvolvidas nesta gestão, incorporando o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade.
Veja a programação completa do evento