Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Semana Pedagógica

Expo Educação consolida modelo inovador de ensino de Curitiba

Robótica, educação inovadora, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusão e atendimento especializado, Educação Infantil, Educação para Jovens e Adultos, projetos de infraestrutura e palestras farão parte da programação da Expo Educação 2019. - Na imagem, Expo Educação 2018. Foto: Luiz Costa/SMCS

Nos próximos dias 3 e 4 de julho será realizada em Curitiba a Expo Educação 2019. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, no pavilhão da Expo Renault do Parque Barigui, vai tratar da inovação no sistema de ensino municipal com abordagens sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de temas como robótica, inclusão e atendimento especializado, Educação Infantil e Educação para Jovens e Adultos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que esse modelo de feira, adotado de maneira inédita já em 2018, consolida a linha inovadora da educação curitibana, tanto em sala de aula com estudantes como na formação dos profissionais da área.

No ano passado, o evento integrou 20 mil professores, diretores, pedagogos, servidores, especialistas, parceiros de instituições ligadas à educação e, pela primeira vez, também a comunidade.

Para Maria Sílvia, a expo é um dos mais importantes momentos de formação continuada dos profissionais da rede voltada ao planejamento do trabalho para o semestre. 

"A quebra de paradigma reforçada na feira segue a linha dos programas e ações desenvolvidas nesta gestão para a inovação. A Expo Educação incorpora o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade”, diz a secretária.

A superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, conta que a Expo, na edição de 2018, foi projetada para trazer conhecimento e inovação de maneiras interativas e diferentes do modelo tradicional de semana pedagógica, que era historicamente baseado apenas em palestras e reuniões dentro das unidades. “Dentro da feira cada profissional escolhe o que lhe interessa. Isso está alinhado à própria concepção do Veredas Formativas, que permite a cada profissional traçar seu percurso de formação”, comenta Elisângela.

Participação especial

Este ano, os visitantes também terão acesso a estandes de outros órgãos da Prefeitura de Curitiba, como Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), Fundação de Ação Social (FAS), CuritibaPrev, Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB), entre outros.

Aplicativo

A novidade este ano é que tanto a inscrição quanto a presença na feira poderão ser feitas pelo aplicativo Veredas Formativas, que desde o dia 17/6 está disponível para ser baixado nos celulares pelos sistemas operacionais android e iOS.

Veja a programação completa