Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Integração

Evento reúne guardas municipais mulheres de Curitiba e região metropolitana

Cerca de 70 guardas municipais femininas de Curitiba e Região Metropolitana estiveram reunidas na segunda edição do evento Rosas de Aço. Foto: Divulgação

 

Cerca de 70 guardas municipais femininas de Curitiba e Região Metropolitana estiveram reunidas na segunda edição do evento Rosas de Aço, que ocorreu na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde, na última semana. Com o objetivo de integrar e fortalecer a atuação da mulher na segurança pública, o evento contou com palestras e atividades práticas.

A ação faz parte das atividades do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin). Representantes femininas dos municípios de Curitiba, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Quatro Barras e São José dos Pinhais estiverem presentes.

 

 

“Foi um momento de trocar experiências com outras mulheres que exercem essa profissão, discutir o papel da mulher na segurança pública e também de nos fortalecer”, contou a organizadora do evento, inspetora Cleusa Pereira, que é diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba - Comandante Emérito Inspetor Odgar Nunes Cardoso.  

Programação

A abertura do encontro contou com a participação do comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, e demais autoridades. Em seguida, teve palestra da ex-secretária municipal da saúde de Curitiba e deputada estadual eleita, Marcia Huçulak, e também das equipes dos projetos sociais da GM de Curitiba, o Cão Amigo e o Teatro de Fantoches.  

Além das palestras, as guardas municipais tiveram também aulas práticas de tiro com pistola TH e também com fuzil, uma novidade. “Muitas tiveram contato com esse armamento pela primeira vez e ficaram felizes com a nova experiência”, disse a inspetora.

Consórcio das Guardas Municipais

O Coin foi idealizado e liderado por Curitiba, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal. Um protocolo de intenções foi firmado em abril de 2017, no qual os dez municípios comprometeram-se a, individualmente, aprovar suas leis municipais de autorização para ingresso no consórcio, que tem como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.