Os estudantes de escolas municipais ganharam a Copa Curitibinha e novas ações esportivas no contraturno. O lançamento da “Política Municipal de Esporte no Contraturno Escolar – Curitiba uma cidade educadora que educa também através do esporte” foi feito nesta quinta-feira (28/7) pelo prefeito Rafael Greca, no Palácio Solar 29 de Março.
“Além de aprender a ler e a contar, pois nada se compara a um cérebro que lê, os curitibinhas vão se desenvolver pelo esporte”, disse o prefeito.
A partir de segunda-feira (1/8), começará o Projeto Leia + Esporte, que se somará às ações já existentes nos centros da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e às modalidades já desenvolvidas nas escolas municipais em contraturno.
Nesse novo projeto, equipamentos de esporte e lazer das dez regionais receberão semanalmente 1,8 mil estudantes participantes do Programa Leia + para aulas de iniciação esportiva e natação ministradas pelos professores da Smelj.
As crianças se deslocarão da escola para o espaço esportivo de ônibus, acompanhadas de um servidor da Educação, e receberão alimentação.
A secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o projeto faz a convergência entre dois programas muito importantes da Prefeitura de Curitiba, o Escola + Esporte = 10 (EE10) e o Leia +.
“Assim temos um grande guarda-chuva na cidade educadora que também educa pelo esporte, é um casamento perfeito para proporcionar ricas oportunidades aos estudantes”, pontuou Maria Sílvia, ao lado do secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior.
O estudante Clide Desir, da Escola Municipal CEI Expedicionário (Novo Mundo), nascido no Haiti, disse que adora esportes e gosta mais de natação. “Aprendi a nadar na praia, no meu país”, contou Clide. A colega Anna Júlia da Silva também é fã de piscina.
A bola rola em setembro
Já a Copa Curitibinha é uma inovação dos Jogos Escolares de Curitiba em 2022, voltada aos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A Copa será realizada de 26 de setembro a 7 de outubro, com inscrições abertas no mês de agosto para escolas públicas e privadas de Curitiba. Mais de 3,5 mil crianças participarão.
Presenças
Participaram da solenidade o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira, e a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente da Smelj, Hideo Garcia, e o diretor de Esporte, Helton Stais; a coordenadora de Escolas Esportivas, Carla Cristina Tagliari; a coordenadora de Jogos Esportivos, Samara Mazetto; a coordenadora de Projetos da Secretaria da Educação, Andréa Barletta; a responsável pela Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção, Sandra Mara Piotto; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; o diretor do CEI Expedicionário, Adriano Borecki; administradores regionais, chefes de núcleo e vereadores
Escolas municipais participantes do programa
Augusto César Sandino
Belmiro César
Cecília Westphalen
CEI do Expedicionário
Dona Lulu
Érica Plewka
Francisco Klemtz
Germano Paciornik
Hamilton Calderari
Helena Kolody
Itacelina Bittencourt
Joana Raksa
João Stival
Jornalista Arnaldo Alves da Cruz
Júlio Moreira
Maria de Lourdes Lamas Pegoraro
Maria do Carmo Martins
Maria Marli Piovezan
Maria Neide
Michel Khury
Mansur Guérios
Nansyr Cecatto
Noely Simone Ávila
Osvaldo Arns
Pilarzinho
Pró-Morar Barigui
Rachel Mäeder
Raul Gelbeck
Tanira Regina Schmidt
Vila Torres
Vila Zanon