Acessibilidade também se aprende na escola. Setenta estudantes do 5º ano da Escola Municipal dos Vinhedos, em Santa Felicidade, aprenderam na prática sobre as normas de acessibilidade e a importância dessas adaptações para cadeirantes.
No ano passado, as crianças pediram à Prefeitura de Curitiba obras no trajeto entre o terminal de ônibus de Santa Felicidade e a escola, distantes uma quadra. Isso porque o estudante Kauê Henrique Conrado é cadeirante e faz esse caminho com a mãe todos os dias.
A questão virou tema de um projeto trabalhado em sala de aula e envolveu as ações do Linhas do Conhecimento, programa que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em museus, praças, parques, Faróis do Saber e entorno das escolas.
O pedido, assinado em conjunto pelos estudantes da Vinhedos, foi entregue em carta ao prefeito Rafael Greca, durante a inauguração do novo parque de equipamentos tecnológicos da unidade, em novembro de 2022.
Os trabalhos na calçada foram executados por equipes contratadas pela Secretaria do Governo Municipal, sob a supervisão da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria de Governo.
As melhorias ficaram prontas durante as férias escolares e nesta quinta-feira (16/3) os estudantes envolvidos fizeram a vistoria, ao lado de Kauê e da mãe dele, Keren Conrado.
Na Via Vêneto, entre as ruas Madre Célia Merloni e Zem Bertapelle, o piso foi executado em CBUQ, com largura de 1,80m, proporcionando o uso compartilhado com bicicletas. Na Rua Zem Bertapelle, o piso das calçadas respeitou o padrão já utilizado, com blocos de concreto até a frente da Escola dos Vinhedos.
“Adorei perceber como a gente pode fazer a diferença na sociedade, onde a gente vive, uma reforma numa calçada melhora a vida de muita gente”, comentou a estudante Helena Hofmann.
O colega Guilherme Marques disse que aprendeu muito com a ação. “Foi muito interessante buscar uma solução que pode beneficiar tanta gente”, disse o menino.
As crianças assinaram em conjunto uma carta de agradecimento, que será encaminhada ao prefeito.
Keren ficou encantada com a preocupação dos estudantes com seu filho.
“É muito importante trabalhar as questões de inclusão e eles já mostram essa preocupação desde muito cedo”, comentou a mãe.
Participaram também da vistoria o chefe do Núcleo Regional de Santa Felicidade, Abílio Savoldi, a professora Simone Rodrigues da Silva, a inspetora Regina Paixão e a diretora Gisele Cazagrande, além de agentes da Guarda Municipal.
Direitos da Pessoa com Deficiência
O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura tem uma Câmara Técnica de Acessibilidade (CTA), onde são discutidas ações e políticas públicas para melhorar a acessibilidade e deixar Curitiba uma cidade cada vez mais inclusiva. Para saber mais, clique aqui.
Linhas do Conhecimento
O programa Linhas do Conhecimento retomou suas atividades na última terça-feira (14/3). Para este ano letivo de 2023, o programa traz novas propostas pedagógicas com os temas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e aprendizagem criativa.
São mais de 200 mil participações de crianças e estudantes e de 18,5 mil professores desde a criação do Linhas, em 2017. São 137 rotas diferentes.
Quer conhecer as rotas do programa? Acesse.