Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Linhas do Conhecimento

Estudantes ganham atividades pedagógicas noturnas na Escola de Sustentabilidade

Linhas do conhecimento noturna. Curitiba, 23/03/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS

Aos seis anos de existência, o programa Linhas do Conhecimento estreia aulas de campo noturnas na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli.

A primeira atividade nesse horário alternativo foi realizada no último dia 16, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre Francisco Meszner (CIC), como parte das comemorações de 330 anos de Curitiba. Com lanternas, as crianças aprendem sobre a fauna e a flora. A próxima aula ainda será agendada.

O Linhas do Conhecimento transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em museus, praças, parques e Faróis do Saber, entre outros espaços públicos. As atividades regulares são durante o horário de aulas (manhã e tarde).

 

Presente em todas as unidades

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Linhas, criado em 2017, beneficia todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Nesse período, o programa registrou mais de 200 mil participações de crianças e estudantes e de 18,5 mil professores. São 137 rotas diferentes.

“Ele foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o pertencimento e o amor pela cidade. Com o Linhas, a cidade é sempre uma sala de aula a céu aberto”, explica a secretária.

Para participar da novidade, é necessário que as escolas se inscrevam pelo site da Educação. “As trilhas noturnas serão realizadas eventualmente, e para participar as escolas devem fazer a inscrição, como já é feito para as demais propostas do programa”, explica o coordenador do Linhas, Gustavo Prestini. As crianças precisam de autorização das famílias.