A Escola Municipal Professora Joana Raksa, no Caximba, teve uma sexta-feira (15/12) com programação especial, em clima natalino. Os estudantes assistiram ao Auto de Natal, que contou com a presença do prefeito Rafael Greca. A apresentação, que inicia ao som da Banda Lyra, conta história do primeiro presépio, que foi montado pelo santo padroeiro dos animais, São Francisco de Assis, há 800 anos.
“A palavra que faz a força do Natal é o amor”, disse o prefeito Rafael Greca.
A escola tem 18 anos e atualmente atende 875 estudantes. Desde abril, a unidade está recebendo obras de reforma e ampliação. A iniciativa da Prefeitura de Curitiba é para expandir a oferta de ensino e oferecer uma estrutura de qualidade para os curitibinhas da região do extremo Sul da cidade.
A estudante Gabriele Fernandes disse que adora a época do Natal. “Já assisti a outros autos, acho lindo”, disse a menina, do 4º ano do Ensino Fundamental.
Obras de ampliação
A intervenção consiste em quatro novas salas de aula, novo refeitório, quatro sanitários (sendo dois com vestiários), depósito, cisterna para incêndio, área para prática de capoeira e calçadas em paver (blocos de concreto), totalizando 580 m² de área construída.
A ampliação da Escola Joana Raksa faz parte do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a partir de um projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A unidade tem hoje 14 salas de aula, laboratório, quadra poliesportiva coberta e biblioteca. Com maior capacidade de atendimento, a escola ficará apta a receber os estudantes filhos das famílias que serão reassentadas no novo bairro em construção na região. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em fevereiro.
Presenças
Também prestigiaram a apresentação em companhia dos estudantes a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; a assessora especial do Gabinete do Prefeito, Cibele Dias; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador do Tatuquara, Marcelo Ferraz; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o vereador Mauro Bobato; além da equipe gestora da unidade: Katlen Crhistiane Scholze da Rosa (diretora), Marcelo Eduardo Rocha (vice), o coordenador administrativo José Rangel da Silva e as pedagogas Izabel Maria da Silva de Lima e Nefertite Amorim de Oliveira.
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, PUCPR-Marista, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.