Estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Maria Gai Grendel tiveram uma experiência imersiva no universo da inovação e tecnologia em visita ao Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena, nesta quarta-feira (27). A iniciativa faz parte do projeto Ampliação de Oportunidades para Jovens da Vila, vinculado ao Plano de Ações de Gênero (PAG) do Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba.
O Smart City, que reúne especialistas, empreendedores e representantes do setor público e privado, oferece um ambiente rico em conhecimento, networking e soluções urbanas inovadoras. Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer tendências tecnológicas e iniciativas sustentáveis que podem impactar diretamente suas comunidades, ampliando sua visão sobre possibilidades de carreira e desenvolvimento social.
A ação tem como objetivo proporcionar acesso a instrumentos de inovação e fomentar a inclusão social por meio da tecnologia.
De acordo com a pesquisa realizada pela Apoena Socioambiental em 2023, o Bairro Novo da Caximba apresenta uma significativa concentração de jovens, sendo que 16,1% dos moradores têm entre 10 e 17 anos. Esse dado reforça a importância de iniciativas que promovam formação e capacitação, atendendo à demanda dos adolescentes por estudo de qualidade e atividades extracurriculares.
Para os jovens participantes, a visita ao Smart City representa não apenas um primeiro contato com inovações tecnológicas, mas também um estímulo para que enxerguem novas perspectivas de futuro.
"Achei muito interessante proporcionarem isso para escolas de Curitiba", comentou o estudante Dominick da Silva Silveira, 15 anos. “Tem um robô em exposição que poderia ajudar muito nas escolas. Ele dá informação, interage e é carregado por meio de painéis.”
O Plano de Ações de Gênero, implantado em 2023 e coordenado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, busca mitigar impactos socioeconômicos e ambientais através da equidade de gênero. Cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o PAG já recebeu reconhecimentos importantes do Instituto Alziras e do Mercocidades.
O projeto que viabilizou a visita ao Smart City também envolve a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cohab, Secretaria Municipal de Tecnologia e Informação, Fundação de Ação Social, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e Unidade Técnica de Assessoramento e Gestão (Utag). O objetivo maior é preparar os estudantes para um ideathon (evento para a criação de ideias inovadoras) previsto para 2026, no qual eles poderão desenvolver soluções tecnológicas voltadas às demandas ambientais do Bairro Novo da Caximba.
Smart City Expo Curitiba
O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.