Nesta terça-feira (28/11), 14,7 mil estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Curitiba participaram, pela primeira vez, da Prova Curitiba, instrumento da Secretaria Municipal da Educação para o planejamento e direcionamento das ações pedagógicas.
Em junho, 57.259 estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental já tinham participado. A prova inclui Língua Portuguesa, Produção de Texto e Matemática.
“A Prova Curitiba, instituída em 2018, é uma avaliação de larga escala da rede municipal, exclusiva de Curitiba. Com o resultado, identificamos os pontos fortes e as áreas em que é necessário reforçar ações para, assim, melhorarmos continuamente a qualidade do ensino”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A inclusão do 1º ano busca ampliar o mapeamento das ações necessárias. A partir dos resultados, são realizadas formações junto aos profissionais, para análise dos dados e encaminhamento das ações necessárias.
“O trabalho coletivo com a avaliação da Prova Curitiba permite alinhar as políticas públicas de atendimento pedagógico e de infraestrutura conforme cada perfil, abordar as questões sobre planejamento e currículo, além de proporcionar reflexões sobre metodologias e estratégias de ensino”, completa Maria Sílvia.
Cada lote das provas é entregue lacrado e só pode ser aberto em sala de aula pelo professor. A aplicação segue até o dia 30/11.
Os resultados obtidos permitem que sejam conhecidas pontualmente tanto as potencialidades quanto as fragilidades dos estudantes e dos conteúdos e critérios de ensino-aprendizagem previstos no Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).