Os Jogos Mundiais Escolares Sub-15 (ISF U15 Gymnasiade), disputados no Rio de Janeiro, terminaram neste domingo (26/8). Os melhores estudantes-atletas de 18 países participaram e na corrida de orientação mais uma vez os curitibinhas se destacaram.
Apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, os atletas ajudaram a equipe do Brasil na classificação geral. Rayssa Camargo Sintz (14 anos), no percurso Floresta, conseguiu o melhor tempo da equipe feminina brasileira e ficou com o quinto lugar.
Além disso Rayssa, acompanhada dos atletas Davi Meduna Zen (14 anos) e Bernardo Lopes Beiersdorf Rempel, 14 anos, todos incentivados pela prefeitura, garantiram o terceiro lugar por equipes, ficando atrás de Itália e Nova Zelândia.
“Determinação, foco e garra proporcionaram aos jovens a participação na Gymnasiade sub-15 fazendo o seu melhor. Muito mais importante que as medalhas foi a experiência e novas amizades de culturas diferentes que eles levaram desta competição” disse a professora Maria Cristina Fernandes, responsável pela delegação de Curitiba e professora do Centro de Esporte e Lazer Carmo/Boqueirão.
Esporte
A orientação é um esporte no qual o atleta, de forma individual, percorre uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, tendo como obrigação passar por determinados pontos selecionados no terreno e descritos em um mapa distribuído a cada concorrente.
O Centro de Esporte e Lazer Carmo/Boqueirão está com vagas abertas para quem pretende conhecer e praticar o esporte. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas, das 9h às 11h e das 14h às 16h. As inscrições também podem ser realizadas pelo portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br