Em clima de encanto e descontração, mais de 300 crianças de escolas municipais das regionais Matriz, Santa Felicidade e Boa Vista acompanharam o espetáculo cênico e pedagógico Auto da Independência, nesta segunda-feira (4/9), no Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco.
A apresentação marca as comemorações da Semana da Pátria e reproduz os principais episódios da Independência do Brasil com atores intérpretes de personalidades importantes da época, como Dom Pedro e a imperatriz Maria Leopoldina.
Na cerimônia, o prefeito em exercício, Marcelo Fachinello, destacou a importância do espetáculo para valorizar a história, a cultura e os fundamentos da Independência do Brasil. “É muito importante que todos nós, na escola, no nosso trabalho, em nosso dia a dia, defendamos a independência do nosso país, de nossas liberdades, exaltando a bandeira do país e a democracia em todos os aspectos da sociedade”, disse Fachinello.
Assistiram ao espetáculo de arte, cultura e história, estudantes das escolas municipais Caramuru, Vila Torres, Jardim Santo Inácio, Nympha Maria da Rocha Peplow, além do CEI Prof. Lauro Esmanhoto e Anísio Teixeira.
O evento cívico também foi animado pelo personagem Curitibinha, interpretado pelo ator Douglas Perez. O personagem contou histórias, cantou e levantou a plateia formada por professores, estudantes e autoridades.
Papel pedagógico
A secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila, exaltou a importância das professoras da rede municipal de ensino e a colaboração das equipes das regionais do município para a organização do evento, na educação diária, pedagógica e quanto à orientação dos alunos sobre a história do país, a memória cultural e o significado do ato de independência do Brasil.
“Quando falamos em Independência do Brasil, falamos também sobre tudo o que fazemos no dia a dia, quando servimos a nossa pátria para que ela se torne cada vez mais independente, algo feito por nossas professoras, que colaboram todos os dias nas salas de aula, servindo a nossa cidade e o nosso país.”
Consciência cívica
Fabiana Kupczik, articuladora da educação integral da Escola Municipal Vila Torres, considera o Auto da Independência uma ação cívica fundamental para complementar o ensino sobre a história do Brasil e dos povos brasileiros, incluído no currículo da rede municipal de ensino.
“O teatro, com essa apresentação do Auto da Independência, traz uma visão didática e de consciência para as crianças, facilita o processo delas para assimilar o significado dessa parte importante da história do Brasil”, destacou.
A menina Nathália Lacerda, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Vila Torres, concorda com a articuladora. “O teatro ajuda a gente entender mais o que já estamos aprendendo na escola e de uma maneira muito divertida”, disse.
Autoridades
Compareceram ao evento, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; as administradoras regionais Rafaela Lupion (Matriz), Simone Chagas Lima (Santa Felicidade) e Janaína Gehr (Boa Vista); e os vereadores Mauro Bobato, Sidnei Toaldo e Sargento Tânia Guerreiro.
Próximas datas de apresentação
Terça-feira (5/9)
10h - Rua da Cidadania do Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700
(regionais Pinheirinho e Portão)
Quarta-feira (6/9)
10h - Rua da Cidadania do Boqueirão - Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430
(regionais Boqueirão e Cajuru)