Não exagerar no tempo em frente à tela e buscar conteúdos adequados à idade. Essas e outras orientações de uso seguro da internet foram o tema de uma atividade interativa, nesta sexta-feira (30/9), entre crianças das escolas municipais Mirazinha Braga (Vista Alegre), Campo Mourão (Vila Izabel), Anísio Teixeira (Boa Vista) e David Carneiro (Boqueirão), professoras e as equipes de Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SME).
“Gosto muito de jogos, mas sei que não posso exagerar”, contou o estudante Thiago de Oliveira Sá.
A dinâmica foi feita por videoconferência com as quatro escolas, sob a coordenação da gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Campese Cezário, e integrou a programação da 4ª Semana da Internet Segura, realizada pela SME com palestras, oficinas e debates on-line e presenciais.
“O mesmo cuidado que os pais tomam, ao não deixar os filhos saírem na rua sozinhos, precisam tomar em relação à internet. Há riscos para as crianças e controlar o uso é fundamental, a partir do gerenciamento das contas do filho e de limites para o tempo de uso e de conteúdos”, orienta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Ela recomenda ainda o uso de filtros e bloqueadores de sites e determinados conteúdos no YouTube.
A estudante Maria Isadora Novakoski admitiu que passa bastante tempo nas redes, como o Instagram, e gostou de participar da atividade com os colegas. “Temos que usar com responsabilidade”, disse a menina.
Programação intensa
A 4ª Semana da Internet Segura foi realizada de 26 a 30 de setembro, com palestras, oficinas e debates on-line e presenciais em escolas, Faróis do Saber e Inovação e na Secretaria Municipal da Educação.
As ações on-line são realizadas pelo canal do Youtube da Educação e as plataformas Stream Yard e Google Meet. Os temas envolveram combate ao discurso de ódio nas redes, uso adequado do tempo on-line, filtros, controle parental.