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Tecnologia educacional

Estudantes da rede municipal de Curitiba garantem vaga para etapa estadual da Olimpíada de Robótica

Estudantes garantem vaga para etapa estadual da Olimpíada de Robótica. Foto: Luiz Costa /SME.

Estudantes das equipes Alcateia, da Escola Municipal CAIC Cândido Portinari (CIC), e Capivaras Robóticas, da Escola Municipal Papa João XXIII (Portão), garantiram vaga para etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba.

A participação na etapa estadual veio graças ao desempenho dos estudantes na etapa regional do nível II, dia 27 de junho, com 28 equipes participantes. Nessa data, três escolas municipais participaram do campeonato: Alcateia, Capivaras Robóticas e Fusion Robôs, da Escola São Miguel (CIC).

Além da classificação, a equipe Capivaras Robóticas conquistou o 2º lugar na etapa regional.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, comemorou o resultado. “Nossos professores e estudantes têm realizado um excelente trabalho na robótica, com premiações nacionais e internacionais, como no Líbano, em 2019”, lembrou a secretária.

Naquele ano, a equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva (Cajuru), ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, em Biblos.

Nos dias 30 e 31de agosto, além do nível II, as equipes de robótica da rede municipal de ensino curitibana participarão também do nível I, somando um total de 13 grupos entre escolas municipais e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs): CMAEE Maria Cândida Franklin Abrão, Maria Julieta Alves Malty e Professora Arlete Procotte e escolas municipais Albert Schweitzer, Coronel Durival Britto e Silva, CAIC Cândido Portinari, Herley Mehl, Júlia Amaral Di Lenna, Maria Clara Brandão Tesserolli, Papa João XXIII, Prefeito Omar Sabbag, Professor Erasmo Pilotto e São Miguel.

Robôs e programação

A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executem determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação. 

De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. 

Equipamentos novos

Os investimentos da Educação nessa área são constantes. Tablets, celulares, microscópios eletrônicos, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, centrais multimídia, kits de robótica. Tudo isso integrou o pacote de equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal da Educação nos últimos três anos para beneficiar as 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino.

Foram R$ 128 milhões em investimentos desde 2021, valor que inclui o projeto dos Faróis Móveis, que já estão em todas as unidades educacionais.

Em 2022, as escolas municipais começaram a receber equipamentos tecnológicos para renovação dos laboratórios de informática e espaços maker (faça você mesmo). Há mais de dez anos não havia uma renovação para toda rede. Foram adquiridos itens para uso pedagógico e administrativo (como direção e sala dos professores) com investimentos totais de R$ 41,8 milhões.