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Participação cidadã

Estudantes da rede municipal de Curitiba apresentam propostas para as escolas e a cidade

Estudantes da rede municipal de Curitiba apresentam propostas para as escolas e a cidade. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Nos dias 17, 18, 24 e 25 deste mês, crianças e estudantes da rede municipal de ensino curitibana apresentarão as ações desenvolvidas ao longo do projeto Fala Curitibinha/Fala Curitibano. O seminário será realizado na Universidade Livre do Professor (ULP), na CIC.

Nos dias 17 e 18, participam os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estes últimos no período noturno. Nos dias 24 e 25, será a vez das crianças da Educação Infantil. Ao todo, são cerca de dois mil estudantes e noventa professores envolvidos. As ações foram iniciadas em março e neste mês de agosto serão apresentados os resultados das escolhas dos participantes.

Com o projeto, o público infantil aprende a importância da participação cidadã e manifesta opiniões e ideias, nos moldes do Fala Curitiba. A iniciativa é realizada pelo programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Desde 2019 os estudantes refletem e opinam sobre o que pode ser feito nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas e, eventualmente, no entorno das unidades. Em 2021, o Fala Curitibinha foi ampliado para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial, com a denominação de Fala Curitibano.

“As atividades envolvem pesquisas, reflexões e debates sobre questões que afetam a realidade escolar, contribuindo para a ampliação da visão de crianças e estudantes em relação aos espaços. Isso contribui para o desenvolvimento de sua autonomia e da consciência crítica, seus direitos e responsabilidades”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “É mais um exemplo de Curitiba como cidade educadora”, completa.

Nas edições anteriores, as crianças escolheram trabalhar maneiras de evitar o desperdício de alimentos, fomentar a cultura de paz, incentivar a separação do lixo, revitalizar hortas na escola, entre outras.

O coordenador do Linhas, Gustavo Prestini, ressalta a expansão do projeto nos últimos anos. “Ampliamos a participação para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental II”, pontua Gustavo.

VEJA AQUI os resultados dos anos anteriores.

 

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