Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação e cidadania

Estudantes da rede municipal conhecem o Centro de Formação da GM

Alunos da rede municipal conhecem o Centro de Formação da GM. Foto: Divulgação

 

Conectar famílias de estudantes da rede municipal com profissionais da Guarda Municipal, por meio de atividades lúdicas, é o objetivo do projeto Guarda Municipal Mirim em Família, que levou um grupo de 25 crianças até o Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da corporação, na última semana.

O grupo da Escola Municipal Rio Negro, do Sítio Cercado, passeou pelas instalações da Guarda Municipal na CIC. As crianças receberam orientações de segurança, assistiram a uma apresentação do Teatro de Fantoches da GM e interagiram com a border collie Aysha, do Programa Cão Amigo do Grupo de Operações com Cães (GOC).

Esta primeira experiência do projeto, planejado antes da pandemia de covid-19, servirá como base para atividades futuras com outros grupos de estudantes, antecipa a coordenadora dos projetos sociais da Guarda Municipal e diretora do Centro de Formação, inspetora Cleusa Pereira.

“As crianças se encantaram com as apresentações e, ao aproximá-las dos profissionais, pudemos demonstrar que os guardas estão sempre se aprimorando para atender à população”, comenta.

Retorno gradual

Estruturada de forma a desenvolver o espírito de cidadania nos jovens, a visita foi adaptada para um número máximo de participantes, ainda considerando a retirada gradual de restrições impostas pela pandemia. Na próxima sexta-feira (18/3) será a vez de receber estudantes da Escola Municipal Umuarama, do bairro Capão Raso.

“O retorno está sendo difícil tanto para a área da educação quanto para projetos sociais como o nosso. Contemplamos inicialmente a Escola Municipal Rio Negro, que foi onde desenvolvemos o projeto-piloto para a retomada da Guarda Mirim”, explica a inspetora Cleusa.

De olho no quadro epidemiológico e nas recomendações da Secretaria da Saúde, a equipe do Centro de Formação da GM mantém os cuidados e elabora uma estratégia de continuidade das ações para os próximos meses. Quatorze instituições da rede municipal de ensino receberão as atividades do projeto. 

“Após fazer um levantamento com os chefes de núcleo e os antigos voluntários do programa sobre o cenário da pandemia, junto com o interesse da comunidade, estamos retomando a programação”, confirma a inspetora.

Para afinar conhecimentos e padronizar ações, os guardas voluntários da Guarda Municipal farão uma capacitação no Centro de Formação, ainda nesta semana.

Projeto consolidado

O projeto Guarda Municipal Mirim é realizado por guardas voluntários há mais de 17 anos, transmitindo valores como a cidadania e o respeito ao próximo para estudantes do ensino fundamental público.

Após ter interrompido as atividades por conta da pandemia, a GMM retornou de forma gradual em setembro de 2021 na Escola Municipal Rio Negro. “É um projeto que recebe muita dedicação dos guardas integrantes, marcadamente nesta atividade com a Rio Negro os profissionais Villms, o Baladelli e a Fernanda, do Teatro de Fantoches, junto com o supervisor Boza do Centro de Formação, os GMs Calisto e Fátima, do Cão Amigo, e o GM Freire, que coordena a GMM na escola”, destaca a inspetora Cleusa.

Em alta