O amor pela cidade traduzido em música. Para comemorar o aniversário de 331 anos de Curitiba e os sete anos do programa Linhas do Conhecimento, estudantes da rede municipal de ensino nas dez regionais produziram raps que foram apresentados por cerca de 300 crianças nesta segunda-feira (25/3), no evento “Ode a Curitiba”, no Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, Centro.
No ginásio da praça, Beatriz de Jesus, da Escola Municipal Ayrton Senna, no Cajuru, estava muito animada.
“Não conhecia este local, é muito legal percorrer minha cidade e poder apresentar o que aprendemos”, disse a menina, acompanhada das amigas Yasmin Pereira e Elisa da Silva.
As atividades do Ode a Curitiba envolvem turmas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e integram a programação do Linhas, que desde 2017 promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças.
No mesmo evento foi lançado mais um e-book do programa, com as produções sobre a cidade.
“Neste momento homenageamos nossa cidade com base nas produções musicais de vocês, parabéns a todos”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, na abertura das apresentações.
O coordenador do Linhas, Gustavo Prestini, destacou a qualidade dos trabalhos. “A cidade é um amplo território com múltiplas possibilidades de aprender nos diferentes espaços, contribuindo com o desenvolvimento integral de seus habitantes”, pontuou.
Desde a criação do programa, já foram ofertadas 213 ações diferentes, que beneficiaram 309,7 mil crianças e estudantes e 32,8 mil professores. Para este ano, novas propostas foram incluídas.
Veja a lista das novas aulas de campo e propostas culturais:
Centro Cultural PUCPR – Exposição Fernanda Castro
Centro Cultural PUCPR – Casa Estrela
Centro Cultural PUCPR – Exposição Poty 100 anos
Centro Cultural PUCPR
Centro de Realidade Estendida PUCPR
Casa de Leitura Miguel Cervantes
Centro Cultural PUCPR
Casa Romário Martins
Solar do Barão