No mês do aniversário de Curitiba as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) desenvolveram diferentes atividades e brincadeiras tendo Curitiba a cidade como tema. Pontos turísticos, dados geográficos, características e costumes da população serviram de ponto de partida para gincanas, confecção de textos, artesanatos e brinquedos temáticos.
A produção dos estudantes da Escola Municipal Maringá, no Pinheirinho é um exemplo. Os 790 estudantes das turmas de 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental passaram as duas últimas semanas envolvidos na confecção de um dominó de 80 peças feitos com caixas descartáveis de leite. Letras em tecido emborrachado (E.V.A). Ao invés de números as peças ilustram pontos turísticos da cidade que foram desenhados pelas crianças.
Além das peças, as crianças também elaboraram o manual do jogo que diverte e colabora para fazer com que a criança valorize o patrimônio da cidade.
A construção de brinquedos pelas crianças é uma prática incorporada à rotina da escola. “Esta foi mais uma oportunidade de trazer a temática de Curitiba para as brincadeiras deste período”, diz a diretora da escola, Sandra Barbarine Barbosa.
Na escola há uma sala de jogos, coordenada pela professora Cristiane Kufky Klais, onde foram realizadas a pesquisa, montagem e confecção do dominó com os estudantes. “O jogo trouxe a possibilidade de as famílias também conhecerem um pouco mais sobre a cidade, apresentada pelo olhar e trabalho dos nossos estudantes”, disse Cristiane.
A proposta de construção de brinquedos foi levada também às famílias dos estudantes que interagiram para criar peças divertidas e personalizadas em homenagem aos 322 anos de Curitiba. Criatividade foi o que não faltou para a estudante Geovana Rodrigues da Silva, de 8 anos, que com a ajuda dos pais e da irmã mais nova, Júlia, também aluna da escola, criou e montou um jogo de tabuleiro gigante que reproduz o trajeto feito pelo biarticulado da linha Pinheirinho/ Rui Barbosa entre o terminal de ônibus do Pinheirinho até a Estação Praça Rui Barbosa.
Para criar as peças e o tabuleiro, a família usou cartolina, papéis coloridos, canetinha, cola, papel autocolante transparente e tesoura. O objetivo do jogo, além de fazer a criança compreender o percurso da linha do ônibus, é o de promover atitudes cidadãs no transporte coletivo. Avançando as peças em formato de ônibus no tabuleiro em direção à Estação Praça Rui Barbosa, que faz com que o jogador vença o jogo, as crianças são incentivadas a refletir sobre como devem agir em relação ao transporte público.
“Consegui empolgar minha família a construir um jogo criativo para a cidade”, disse Giovana. A mãe Isabella Rodrigues da Silva considerou a experiência uma boa oportunidade de exercitar o que ela considera uma importante parceria entre família e escola. “Como pais, devemos contribuir com todas as atividades escolares de nossos filhos, e esta foi uma boa iniciativa”, disse Isabella.
O jogo Circuito das Estações da Cidade de Curitiba, como foi batizado, e as demais produções das crianças foram exibidos a comunidade escolar neste sábado (21) durante a comemoração de 38 anos da escola.
Foi o dia todo dedicado à integração das famílias com atividades esportivas, culturais e apresentações dos estudantes. A escola ficou lotada com participação de aproximadamente mil pessoas ao longo do dia.