Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Estudantes cadeirantes de Curitiba brincam no carrossel do Parque Tanguá

22 crianças com paralisia infantil, todos cadeirantes, passeiam e brincar no carrossel do Parque Tanguá. Curitiba 05/05/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A tarde desta sexta-feira (5/5) foi repleta de diversão para os estudantes com deficiência física neuromotora da Escola de Educação Especial Vivian Marçal. Duas turmas, acompanhadas dos cuidadores, visitaram o Carrossel do Parque Tanguá numa ação inclusiva promovida pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O carrossel veneziano do Parque Tanguá é uma atração gratuita instalada pelo aniversário de 330 anos de Curitiba que estará disponível para a população até o dia 2 de junho. O carrossel do Passeio Público e a roda-gigante da Praça Santos Andrade também vão continuar funcionando até o dia 23 de maio.

O horário de funcionamento dos três brinquedos é de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; e aos sábados e domingos, das 9h às 20h. 

 

Hora de brincar

A professora de educação especial da Escola Vivian Marçal, Neide Leite, explicou que ações como esta são uma novidade muito bem-vinda. “Nossa rotina diária é especializada e bastante restrita a cada necessidade individual dos alunos. Então, poder vê-los radiantes e se divertindo numa tarde de sol é muito gratificante”, disse a diretora.

Um dos sorrisos pertence a Eliza Melcchio, de 22 anos. Ela nunca tinha visitado o Parque Tanguá antes e se alegrou com a vista. “Eu gostei muito do passeio e do Carrossel, quero ir de novo”, explica.

Quem também se divertiu foi a Elen Cristina Schneider de Freitas, de 36 anos.”Sair da escola um pouco é ótimo. Amei o Carrossel, eu achei maravilhoso”, elogiou

Brinquedos inclusivos

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência convidou todas as escolas especiais de Curitiba a levarem os estudantes para brincar nas três atrações da Prefeitura, para que também possam continuar celebrando o aniversário de 330 anos de Curitiba.

No mês passado, o Carrossel do Parque Tanguá já havia recebido crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes da Escola Alternativa. A ação integrou a programação da Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo.

Segundo a diretora do Departamento, Denise Moraes, o propósito é oferecer igualdade de oportunidades. “A visita das escolas especiais aos brinquedos é mais uma afirmação de cidadania para as pessoas com deficiência. O convite é parte de iniciativas e ações que tornam Curitiba uma cidade cada vez mais inclusiva”, explicou a diretora. 

Cada escola escolhe qual brinquedo irá visitar, de acordo com a faixa etária e com a deficiência dos estudantes.

Em alta