Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Estudantes aprendem sobre alimentação em jogos e gincanas

Alunos da Rede Municipal de Ensino conhecem um pouco mais sobre alimentação saudável e bem-estar nas palestras e gincanas do projeto Uma Vida Gostosa, no Parque Barigui. Curitiba, 14/10/2009 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Até sexta-feira, 16, alunos da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre alimentação saudável e bem-estar nas palestras e gincanas do projeto Uma Vida Gostosa, no Parque Barigui.
 
As atividades envolverão 1 300 estudantes de 43 escolas municipais e começaram na manhã desta quarta-feira, 14. O projeto é uma parceria com a indústria de alimentos Kraft Foods, sediada na Cidade Industrial de Curitiba.

Ao chegar ao Barigui, as crianças percorrem um circuito educativo e divertido. Na primeira parada, assistem a um vídeo e observam os painéis temáticos com dicas sobre higiene, boa alimentação e práticas de exercícios.

Elas também descobrem a importância dos alimentos energéticos (como os carboidratos), reguladores (frutas) e construtores (proteínas). "Aprendi que as frutas ajudam a prevenir as doenças. Que bom, porque eu adoro comer maçã", disse a estudante Bianca Emanuele Monteiro Dias, de 8 anos, da Escola Municipal Leonor Castellano, do Boqueirão.

O circuito continua com atividades lúdicas. Na brincadeira da feirinha, os alunos precisam "comprar" os alimentos conforme os grupos que conheceram na primeira etapa do percurso. Para terminar, eles participam de um jogo de tabuleiro e ganham maçã e água de lanche e um livro ilustrado sobre saúde.

Colegas de classe na Escola Municipal Erico Verissimo, no Alto Boqueirão, Jackson Murilo Campos, de 9 anos, e Gabriel Barbosa, de 8, fazem planos para o futuro. Eles aprenderam que a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas são essenciais para transformar crianças em adultos saudáveis. "Vou comer direitinho e fazer exercícios, porque quero ficar igual ao jogador Ronaldinho Gaúcho, ele é meu ídolo", contou Jackson. "E eu quero ficar igual ao Marcelinho Paraíba", disse Gabriel.

Lição de casa - Frutas, cereais, grãos e outros alimentos saudáveis já fazem parte da merenda dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura tem cinco nutricionistas que trabalham internamente na Secretaria Municipal de Educação e fazem a supervisão dos cardápios. Como parte da merenda é terceirizada, há ainda o apoio das nutricionistas das empresas para o controle e preparo dos alimentos.

O cardápio equilibrado é formulado de acordo com as normas do Programa Nacional de Educação Escolar. Os alimentos são elaborados conforme a faixa etária da criança e o tempo que ela passa na escola ou na creche.

Há alguns cuidados. Somente 30% dos recursos podem ser destinados à compra de produtos industrializados, achocolatados e embutidos. É proibido oferecer às crianças alimentos com zero valor nutritivo, como refrigerante, balas e guloseimas. Nas escolas no município não existe cantina comercial, para evitar que elas comprem alimentos dispensáveis.

Alimentação diferenciada - A Prefeitura também oferece merenda diferenciada para atender as crianças com problemas de saúde. Nas creches, a postura foi adotada em 2003. Já nas escolas, desde 1998 havia merenda diferenciada para os diabéticos. Desde junho deste ano, o atendimento foi ampliado e todas as crianças com algum problemas de saúde passaram a ganhar a merenda especial.

Para elaboração dos cardápios, o médico do aluno encaminha o diagnóstico para as unidades de ensino. Elas são cadastradas para que a alimentação especial seja providenciada.
Nas escolas municipais, são 102 crianças com dietas especiais - 80% destas são diabéticas e há também caso de intolerância à lactose e de doença celíaca.

Nas creches, 141 crianças ganham alimentação especial - 112 têm intolerância à lactose e as outras, doença celíaca, diabetes e alergias diversas (tomate, corantes, etc).