O plantio de 22 árvores nativas e a coleta de amostras de água do córrego que passa ao lado do Colégio Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP) com alunos da instituição de ensino abriram, nesta terça-feira (22/3), as celebrações do Dia Mundial da Água na Regional Boqueirão.
As mudas foram plantadas em berços abertos ao longo do muro da escola na Rua Professor José Maurício Higgins, enquanto as amostras foram recolhidas no curso de água que corre na Rua Coronel Luiz José dos Santos – paralela ao local do plantio.
Estudantes engajadas
Antes das atividades práticas, os alunos assistiram a uma palestra sobre a situação geográfica e o monitoramento dos rios e córregos da cidade, que acontece com a ajuda dos grupos de apoio do projeto Amigos do Rio. Uma maquete ajudou os jovens a visualizarem os cursos de água que cortam a cidade - como o rio Belém, que passa pela Regional Boqueirão.
“Pra mim, que sou muito curiosa, essa conversa foi ótima para entender geograficamente onde estão os rios da cidade e como acontece a gestão ambiental de cada um”, disse Heryka Royka, do 4º ano do curso profissionalizante Técnico em Meio Ambiente e que vai prestar vestibular para Ciências Biológicas.
Aluna do 3º ano, Karen Cristine Ferreira Silvano ficou tão interessada pelo tema que decidiu se apresentar como voluntária no grupo de apoio do projeto na Regional Portão, onde mora. “Fiquei ainda mais apaixonada do que quando fiz estágio no Zoológico sobre educação ambiental ”, contou a adolescente, que também se interessa por gestão de resíduos e aguarda orientações para começar no Amigo dos Rios.
Educação ambiental na prática
A coordenadora do curso, Carla Estrambek, representantes da equipe do colégio e o administrador Regional do Boqueirão, Ricardo Dias, acompanharam a programação, que é uma das atividades organizadas para esta semana a fim de celebrar o Dia Mundial da Água.
Também nesta terça-feira (22/3), até as 15h, acontece a coleta de lixo tóxico residencial (pilhas, remédios vencidos, óleo, tinta e lâmpadas) no estacionamento do Terminal do Carmo, ao lado do Coreto. Na quinta-feira (24/3), haverá a distribuição mensal de mudas de árvores nativas na Rua da Cidadania e, na sexta-feira (25/3), o plantio de mudas na Escola Municipal Érico Veríssimo, com a participação dos estudantes.
Além disso, todos os dias, na Rua da Cidadania, acontece o recolhimento de lixo eletrônico. Durante o horário do expediente no centro de serviços públicos, o material arrecadado é entregue para a cooperativa de trabalhadores do segmento da Vila Pantanal.