A construção da aguardada Rua da Cidadania CIC, um grande projeto da Prefeitura de Curitiba para aproximar os serviços públicos dos moradores da região e ao mesmo tempo requalificar um espaço degradado e ocioso entrou em uma nova fase. Após a conclusão da estrutura de concreto, agora começa a implantação da estrutura metálica do vão central da edificação, localizada na Rua Orlando Luís Lamarca, na Vila Nossa Senhora da Luz, no coração do conjunto habitacional mais antigo da cidade.
Para esta nova etapa, serão empregadas 90 toneladas de vigas e pilares metálicos. A primeira carga, com dez toneladas de peças metálicas, chegou ao canteiro de obras na tarde desta quinta-feira (4/7), e a montagem está programada para começar na próxima semana.
As peças serão içadas e acomodadas uma a uma para formar o vão central da edificação, que será o posto avançado da Prefeitura na região para atender aos moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e Cidade Industrial.
"Superamos os principais desafios, de fundação e de estruturação em concreto, que são mais demorados, mas agora a obra vai avançar com mais rapidez," declarou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacando a importância desta nova fase para a conclusão do projeto.
Paralelamente, terão início os serviços de revestimento da fachada, das paredes, pisos e partes elétricas e hidráulicas. Também terão sequência os trabalhos já bastante adiantados na área do estacionamento.
Construída em três pavimentos, a partir de um projeto inovador, com foco no reaproveitamento energético e na geração de energia limpa, a Rua da Cidadania terá 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² serão destinados à ala de atendimento da rua, além de um subsolo com 5,7 mil m² para estacionamento e serviços gerais.
A nova estrutura contará com a captação de energia solar por placas fotovoltaicas implantadas em diversos pontos da cobertura e um reservatório para o reúso da água da chuva. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas a partir do projeto do Ippuc.