Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ª Oficina de Música

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Música de Curitiba, que terá 89 cursos e grandes nomes da cena musical

Inscrições abertas para a Oficina de Música 2025 com 89 cursos e grandes nomes da cena musical. Foto: Cido Marques

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Música de Curitiba 2025, um dos mais prestigiados eventos de formação musical no Brasil. Com 89 cursos confirmados e a participação de mais de 100 professores, a programação reúne artistas das músicas erudita, antiga e popular, além de trazer novidades em música e tecnologia e inclusão. Candidatos têm até 13 de dezembro para se inscreverem nos cursos com processo seletivo.

"Mais uma vez Curitiba está de portas abertas para receber músicos de todo o país, que aqui chegam para se aperfeiçoar com grandes mestres das áreas erudita e popular. Teremos uma programação ampla e diversificada, garantindo para os curitibanos e turistas um mês de janeiro repleto de atrações", adianta a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Ainda estão previstas outras oficinas que serão lançadas até janeiro, reforçando a abrangência e a diversidade do evento. "A Oficina de Música é um espaço de troca e aprendizado, conectando gerações e estilos musicais. Em 2025, reafirmamos nossa missão de oferecer uma programação que reflete as demandas contemporâneas e promove inclusão", explica Marino Galvão Jr., diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Entre os destaques da música erudita estão artistas de renome internacional, como o pianista Fabio Martino, o violoncelista Matias Oliveira Pinto, a clarinetista Camila Barrientos, o violonista Fábio Zanon e o violinista Carmelo de los Santos. Na música antiga, o evento contará com a participação de referências como Elizabeth Kenny (teorba e alaúde), Susanne Regel (oboé) e Hélène Brunet (canto barroco).

MPB, tecnologia e inclusão

Na música popular brasileira, grandes mestres como Frederico Heliodo (contrabaixo), Gabriel Selvage (violão), Elisa Meyer (bandolim e prática de choro), João Paulo Amaral (viola caipira) e Paulo Braga (piano e prática de conjunto) trarão a riqueza da MPB para o evento.

Além disso, a programação inclui cursos inovadores em música e tecnologia com DJ Popson e Helena Sofia, e oficinas voltadas para música inclusiva, como o curso de neuroeducação musical com Viviane Louro e estratégias de ensino para autismo com Liana Monteiro.

Programação infantil e descentralização

Os curitibinhas também têm espaço garantido na Oficina de Música. Atividades de musicalização infantil serão levadas para as 10 regionais de Curitiba com o projeto A Festa das Brincanções, liderado por Nélio Spréa e Luana Godinho. Já o curso de regência e prática de coro infantojuvenil, com a regente carioca Maria José Chevitarese, também faz parte da programação.

Inscrições e valores

As inscrições estão abertas no site oficial da Oficina de Música de Curitiba. Alunos interessados em cursos com processo seletivo têm até o dia 13 de dezembro para garantir a vaga. Os valores para os cursos de instrumentos variam até R$ 150, com descontos progressivos para quem se inscrever em mais de um curso.

As aulas serão realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Para mais informações e inscrições, acesse: aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.

Serviço

42ª Oficina de Música de Curitiba
de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Candidatos têm até 13 de dezembro para se inscreverem nos cursos com processo seletivo
Mais informações: oficinademusica.curitiba.pr.gov.br ou no portal do aluno aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br

Em alta