Um dos espaços que chamam a atenção dos servidores que passam pela Expo Educação 2024, realizada no Parque de Exposições do Barigui, é o estande dedicado ao tema da previdência. O IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba) e a CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) compartilham o estande na feira promovida pela Secretaria Municipal da Educação. A Expo Educação faz parte do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
A equipe do IPMC, que é o regime próprio e obrigatório aos estatutários, auxilia os servidores que querem utilizar o simulador disponível no Portal do Servidor e que permite ao profissional verificar as opções de regras de aposentadoria. O atendimento é individualizado e o servidor pode consultar a opção mais vantajosa para o momento da aposentadoria. Além disso, é possível tirar outras dúvidas sobre a previdência social.
Na manhã desta quarta-feira (22/5) predominaram os atendimentos a servidores com mais tempo de trabalho na Prefeitura. A professora Roseli Adão, de 55 anos, foi uma delas. Servidora desde 1998, ela recomenda que os jovens se preocupem com a questão previdenciária desde o início da carreira. “Esse assunto merece ser visto com olho clínico”, disse.
Previdência complementar é benefício
Servidora estatutária desde março, Eloise de Melo Martins, de 21 anos, que foi professora contratada pelo processo seletivo simplificado (PSS) e agora é servidora de carreira, buscou informações sobre a previdência complementar da CuritibaPrev que, diferentemente do IPMC, não é obrigatória, mas o benefício prevê vantagens aos participantes no futuro, no momento da aposentadoria.
“Percebo que muita gente não sabe o que é a previdência complementar e não entende os benefícios que podemos ter quando nos aposentarmos. A pessoa só pensa no valor descontado e cancela sem entender. É um investimento, vou guardar para a minha aposentadoria. Por isso, escolhi ficar na CuritibaPrev”, disse a jovem que foi aluna da rede municipal de ensino e está muito feliz por fazer parte da equipe da Educação de Curitiba.
Os atendimentos aos que ingressaram há pouco tempo no quadro de servidores foram boa parte dos realizados no estande pelas representantes da CuritibaPrev. A inclusão de cada um na previdência complementar é automática. O servidor tem a liberdade de escolher se quer permanecer.
Durante as simulações, é possível conferir quanto a pessoa poderá acumular para a sua aposentadoria, se permanecer na previdência complementar da CuritibaPrev, que é patrocinada pela Prefeitura de Curitiba. O dinheiro guardado pelo servidor é somado ao depositado pela Prefeitura em nome da mesma pessoa, ou seja, os dois valores ficam vinculados ao CPF daquele servidor.
Além da Expo Educação, a CuritibaPrev participou nesta quarta-feira (22/5) do 11º Encontro de Saúde Coletiva, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, realizado na UniBrasil, no bairro Tarumã.