Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Licitação

Estação protótipo do Inter 2, de Curitiba, tem novo edital

Estação protótipo do Inter 2, de Curitiba, tem novo edital. Ilustração: IPPUC

A Prefeitura de Curitiba busca parceiros para promover a próxima revolução no transporte coletivo da cidade, com a construção de um novo modelo de estação para a Linha Direta Inter 2. A oportunidade pode ser a licitação da estação protótipo, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.

Com valor de referência de R$ 5,9 milhões, o edital vai contratar o projeto, a execução e a operação assistida da estação que deve ser modelada no ponto da atual Agrárias, na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral. A partir da validação da proposta, o vencedor ainda entrega os projetos executivos das outras 11 estações do Inter 2.

Essa é a terceira vez que a Prefeitura busca contratar uma empresa ou um consórcio apto a executar a obra. Com concorrências anteriores insuficientes – por falta de propostas e por desqualificação do proponente – foram feitos ajustes no orçamento do projeto. “O valor que consta no edital é de referência, pois o modelo inovador permite o desenvolvimento das soluções em conjunto com a equipe técnica da Prefeitura”, explica Marcio Teixeira, coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG), área responsável pela gestão dos contratos de financiamentos multilaterais do município.

A licitação será conduzida pelo edital disponibilizado pelo BID, conforme as regras de políticas de aquisições do banco, e será feita por Solicitação de Oferta (SO), em que a empresa avalia as exigências do edital e estabelece os valores das entregas. A análise será feita por técnica e preço.

A nova estação do Inter 2 deve seguir o modelo arquitetônico do Prisma Solar determinado pelo estudo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), proporcionar controle remoto da operação de transporte, bem como monitorar conforto térmico e autossuficiência energética. “Os atributos sustentáveis construtivos são essenciais no modelo, que vai ser validado durante o período de operação assistida”, explica Teixeira.

Os envelopes contendo a oferta e a documentação de habilitação devem ser entregues até às 9h do dia 25/04/2023, no Serviço de Protocolo do IPPUC, na Rua Bom Jesus, 669, no bairro Cabral. Os mesmos serão abertos em sessão pública, no auditório do IPPUC, a partir das 9h30 do mesmo dia.

O edital encontra-se disponível para download no site do Portal da Transparência de Curitiba no ícone “Licitações” ou junto à Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (UTAG). Informações pelo no telefone 3250-1436 ou pelo email utag@ippuc.org.br.

 

Em alta