Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ª Oficina de Música

Esquenta da Oficina leva alegria para as crianças; veja as próximas datas

Música e brincadeiras encantam crianças no esquenta da Oficina de Música de Curitiba. Na imagem, Rosângela Aparecida, avó da Alice e da Luísa. Curitiba, 16/01/2025. Foto: Hully Paiva/SMCS

“É a música que nos une e hoje eu vi isso com as minhas netas.” A frase emocionada de Rosângela Aparecida, avó de Alice, 5 anos, e Luísa, 9 anos, resume a energia contagiante do esquenta para a 42ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quinta-feira (16), na Rua da Cidadania do Fazendinha. O espaço ficou lotado de crianças e famílias animadas com uma tarde de brincadeiras e música.

“Elas estavam encantadas participando das brincadeiras e se envolvendo com cada história. É maravilhoso ver como a música consegue nos juntar e ser tão legal em família”, concluiu Rosângela. 

O espetáculo Festa das Brincanções, conduzido pelos artistas Nélio Velho e Luana Godim, transformou a tarde cinza com gargalhadas, histórias e brincadeiras tradicionais. Durante uma hora e meia, trava-línguas, parlendas, jogos de mãos e de roda envolveram meninos e meninas de maneira lúdica e educativa. 

Luana, ex-aluna da Oficina de Música e presença constante na programação, destacou o impacto transformador do evento. “A Oficina movimenta a cidade e a troca entre artistas é muito enriquecedora”, afirmou. Para ela, no entanto, os benefícios vão além do meio artístico. 

“A descentralização da cultura é essencial. Estar presente nas comunidades é fundamental, pois a educação é sempre o caminho para transformar vidas”, disse Luana Godim.

Em busca de atividades culturais para preencher as férias dos filhos, Maria Fernanda Cruz, mãe de Miguel, de 4 anos, e Maria Júlia, de 6, destacou a importância de eventos como esse. 

“Já visitamos o Farol do Saber e participamos de contações de histórias no Bosque Alemão e no Memorial Árabe”, contou Maria Fernanda. “É incrível ver meus filhos longe das telas, imersos em cultura e aprendizado. E o fato de ser gratuito torna tudo ainda mais especial.” 

Além do Fazendinha, o espetáculo percorrerá outras oito regionais de Curitiba até o dia 25 de janeiro, sempre às 15h. 

Diversão garantida

A 42ª Oficina de Música de Curitiba promete uma programação diversa para o público infantil. Entre os destaques estão apresentações de Renato Borghetti, com o projeto Fábrica de Gaiteiros, Hélio Ziskind, conhecido pelas músicas de programas como Castelo Rá-Tim-Bum, e o Mundo Bita. 

Boa parte das atrações será gratuita, e os espetáculos pagos oferecerão cortesia para crianças de até 10 anos. “Essa é uma oportunidade incrível para estimular a criatividade e o amor pela música desde cedo”, reforçou Janete Andrade. 

Serviço

Espetáculo gratuito Festa das Brincanções
Horário: 15h



Datas e locais
17/1 - Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213) 
18/1 - Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC) 
19/1 - Teatro Cleon Jacques (Rua Professor Nilo Brandão, 710 – São Lourenço) 
20/1 - Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430) 
21/1 - Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033) 
23/1 - Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Koronoski Bueno, 700) 
24/1 - Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700) 
25/1 - Rua da Cidadania Cajuru (Av. Maurício Fruet, 2.150)

A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.