Jovens e adolescentes de Curitiba participaram na terça-feira (28/5) do Programa Agentes de Cidadania nos Centros da Juventude Audi União e Eucaliptos. Participaram da reunião de alinhamento 36 jovens e as respectivas equipes técnicas. Eles se reuniram para o encontro de alinhamento mensal que teve como tema central o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação faz parte da formação continuada dos jovens Agentes de Cidadania, onde são realizados alinhamentos técnicos e funcionais, além da abordagem temática mensal. Durante os meses anteriores já foram abordados temas como Violência Contra a Mulher, Violência de Gênero, Bullying e Cyberbullying.
“A gente entende que a violência contra a criança é um problema grave e que geralmente deixa traumas, e por isso é muito importante ter o núcleo familiar e pessoas especializadas mais presentes para dar o suporte”, afirmou Duana Helena Schwartzbach Vieira, uma das jovens que participa do Programa Agentes da Cidadania.
O tema do mês de maio foi uma parceria entre FAS e SMELJ e conduzido pela Pedagoga Eloá Cecy Barroso Serpa, Coordenadora das Redes de Proteção, da Diretoria de Proteção Social Especial da FAS.
“Estes encontros mensais fazem parte do projeto Qualifica Juventude de Curitiba e tem como principal objetivo capacitar ainda mais nossos jovens para desempenhar suas funções, estimulando o protagonismo juvenil e a responsabilidade social”, disse Helton Stais, diretor da Assessoria da Juventude e Paradesporto, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Agentes de Cidadania
O programa Agentes de Cidadania é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Governo do Estado do Paraná em parceria com o Município de Curitiba, por meio da Assessoria da Juventude, e oferta uma bolsa auxílio para o jovem que desenvolve seu projeto nos Centros da Juventude de Curitiba.
Para participar do Programa Bolsa Agentes da Cidadania nos Centros da Juventude de Curitiba, os adolescentes e jovens interessados precisam atender a alguns critérios:
- Apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania exequível e no interesse da comunidade;
- Quando em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino;
- Ter renda mensal familiar “per capita” menor ou igual a um salário mínimo.
Bolsas
As bolsas de agentes de 14 a 17 anos são pagas por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Já as bolsas voltadas à faixa etária de 15 a 24 anos são pagas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Paraná Seguro.
Para maiores informações sobre como ingressar no Programa, jovens e adolescentes de 14 a 24 anos podem fazer contato pelo telefone da Assessoria da Juventude 3350-3736 ou pelo e-mail juventude@curitiba.pr.gov.br.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.