Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Esporte e lazer estão no contraturno de 23 escolas municipais

Há um mês, Cris Everton Camargo, de 14 anos, da Escola Municipal Papa João XIII, no Portão, participa das aulas de capoeira com o orientador em esporte e lazer Rodrigo Fernando Bunese. Curitiba, 03/05/2017 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, oferece às crianças e aos adolescentes que estudam nas escolas municipais diversas opções esportivas no contraturno escolar. São aulas de dança, atletismo, tênis de mesa, futsal, handebol, taekwondo, basquetebol, capoeira, vôlei e iniciação esportiva.

As atividades estão disponíveis de manhã e à tarde em escolas da rede e são desenvolvidas pelo programa Escola+Esporte=10 (EE10). Atualmente, as atividades são oferecidas gratuitamente em 23 escolas.

Há um mês, Cris Everton Camargo, de 14 anos, da Escola Municipal Papa João XIII, no Portão, participa das aulas de capoeira com o orientador em esporte e lazer Rodrigo Fernando Bunese. A atividade é oferecida na unidade às segundas e quartas-feiras. “Eu estou bem animado com as aulas de capoeira. Mudei bastante a minha rotina no período fora das aulas porque agora eu tenho mais disposição, fico atento às coisas e ansioso pela chegada da aula.”

A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por movimentos ágeis e harmoniosos. Os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos. O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau. É ele que dita o ritmo e o estilo de jogo dando um som característico à capoeira.

O menino conta que as atividades ensinaram muito mais que uma prática esportiva. “Percebi que a capoeira é mais do que repetir exercícios. Nós pesquisamos a modalidade, temos leitura, vídeos e áudios. É essencial o estudo e a dedicação plena para toda atividade que se dispõe a fazer”, explica.

Valores

As atividades também desenvolvem valores como disciplina, responsabilidade, cooperação, cumprimento de normas e condutas, através de uma rotina flexível e variada de atividades prazerosas. “Além de benefícios físicos e de saúde, os alunos aprendem coisas novas sobre assuntos que gostam e até desenvolvem novas habilidades”, destaca o coordenador de projetos esportivos de contraturno da Secretaria Municipal da Educação, Marcelo Padilha. 

Unidades com atividades do Escola+Esporte=10

Escola Municipal Alvaro Borges

Escola Municipal Boleslau

Escola Municipal Colônia Augusta

Escola Municipal Dona Tila Caron Dos Anjos

Escola Municipal Guilherme Butler

Escola Municipal Helena Kolody

Escola Municipal Itacelina Bittencourt

Escola Municipal Joana Raksa

Escola Municipal Júlio Moreira

Escola Municipal Madre Maria Dos Anjos

Escola Municipal Maria Neide

Escola Municipal Papa João XXIII

Escola Municipal Paranaguá

Escola Municipal Pedro Dallabona

Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto

Escola Municipal Professor Kó Yamawaki

Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Möckell

Escola Municipal Rachel Maeder

Escola Municipal Sobral Pinto

Escola Municipal Sophia Gaertner Roslindo

Escola Municipal Vila Torres