Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ª Oficina de Música de Curitiba

Espetáculo de música clássica de desenhos animados lota Guaíra

Alunos da Oficina de Música de Curitiba apresentaram, no Guairão, um repertório inspirado em clássicos dos desenhos animados, regidos pela classe de regência sob orientação do maestro Abel Rocha. Na foto, Annie Koler com sua filha Stephanie Koller e os netos Teo e Oto. Curitiba, 26/01/2025. FOTO: Isabella Mayer/SMCS

Na manhã deste domingo (26/1), o Teatro Guaíra ficou completamente lotado de famílias, especialmente de crianças, que assistiram ao concerto sinfônico Clássicos Animados: a música dos desenhos animados. Parte da 42ª Oficina de Música de Curitiba, o repertório foi repleto de obras clássicas usadas em animações conhecidas do público como Pernalonga, Tom & Jerry, Pica-Pau e Fantasia, da Disney. A orquestra, formada por 80 alunos da Oficina, foi regida por seis estudantes sob a orientação do maestro Abel Rocha.

Famílias se encantam com As Quatro Estações no Jardim Botânico
Oficina Verde começa com visita à Escola de Sustentabilidade de Curitiba; ainda há vagas para cursos

Durante a apresentação, o maestro conduziu o concerto com explicações sobre as peças, ressaltando a presença constante da música clássica nas produções animadas. 'É muito comum os desenhos animados emprestarem músicas clássicas, e muitas vezes o público nem imagina que elas fazem parte de óperas famosas', destacou Rocha. Um dos momentos mais aplaudidos foi a execução da Cavalgada de Guilherme Tell, regida pela jovem maestra Beatriz Cabral, estudante da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Pela primeira vez ela participa de uma Oficina de Música. 'Aqui temos  oportunidades como a de reger uma orquestra, algo que não temos na faculdade, e foi uma honra reger neste teatro tão lindo e tão lotado', disse Beatriz.

O concerto também serviu para formação de plateia. Ane Marie Koller, que acompanhou a filha e os netos, ressaltou a importância de introduzir a música erudita desde cedo no cotidiano das crianças. “Quando minha filha era pequena, vinha com ela todos os domingos assistir concertos aqui no teatro. Agora ela está fazendo o mesmo com os filhos”, destacou. 

O casal de médicos José Brasil e Luíza Salgado, acompanhados da filha Maria Antonia, de um ano, também se encantaram com a apresentação. 'Achei maravilhoso poder trazê-la, mas estou aproveitando muito porque são desenhos da minha geração e reconheço cada música e cada cena', disse José.

O programa contou com obras como O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, usada na produção de um desenho do Pernalonga e de Pica-Pau. A Habanera, de Bizet e Noite no Monte Calvo de Mussorgsky, transportaram o público por um universo de música e de fantasia. 

A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.