Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Projeto Origem

Espetáculo de dança reúne bailarinos brasileiros, imigrantes e refugiados

Espetáculo de dança reúne bailarinos brasileiros, imigrantes e refugiados. Foto: Gus Benke

Diferentes histórias e culturas se misturam por meio da dança e levam ao palco do Teatro Zé Maria o Projeto Origem, um espetáculo que retrata os movimentos migratórios a partir da criação conjunta de bailarinos brasileiros, imigrantes e refugiados. O espetáculo, produzido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, estreia nesta quarta (1º/11) e permanece em cartaz até dia 12 de novembro, com entrada gratuita.

Com artistas vindos do Haiti, Venezuela e Síria, o Projeto Origem traz a força de se recriar em um novo território e como a dança pode exercer um papel fundamental na busca por pertencimento. O espetáculo se baseou no conceito de “mundialidade” do escritor e poeta francês Edouard Glissant, que percebeu uma beleza poética nos processos migratórios.

Os bailarinos imigrantes e refugiados que compõem o elenco já trabalhavam com a dança em seus países de origem, e encontraram no espetáculo uma forma de se reconectar com suas raízes.

Para Francisco Rodriguez, imigrante venezuelano, o projeto trouxe a oportunidade de retomar o contato com a dança junto com sua esposa. “Fico muito contente por fazer parte do Projeto Origem, é uma oportunidade para ter novamente contato com a arte e de alguma forma contar as nossas histórias”, comenta Francisco.

A coreógrafa e criadora do projeto, Patrícia Machado, idealizou o espetáculo a partir de uma experiência pessoal quando foi estudar dança na Europa. ”O espetáculo surgiu do desconforto de ser e viver como imigrante, chegar em um novo país e não falar a língua e muitas vezes não ter nenhum acesso a políticas de acolhimento”, afirma Patrícia.

Ao retornar para o Brasil, a coreógrafa começou a trabalhar práticas artísticas com grupos que acolhiam imigrantes e percebeu que há na dança uma política de pertencimento eficiente, o que a levou a se dedicar a esse público. 

Serviço: Projeto Origem

Data: 1º/11 até 12/11/2023
Horário: terças, quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h; sábados e domingos, às 18h e às 20h
Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, São Francisco)
Entrada gratuita
 

Em alta