Como parte da programação do Mês da Criança em Curitiba, a renomada Cia Druw faz quatro apresentações gratuitas do espetáculo de dança infantojuvenil Girassóis, de sexta a domingo (6 a 8/10), no Teatro Zé Maria, no São Francisco. Inspirado nas telas de Van Gogh (1853-1890), o trabalho da companhia de São Paulo é dirigido, concebido e roteirizado pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe.
As apresentações do espetáculo Girassóis têm apoio da Prefeitura de Curitiba.
O grupo Druw buscou traduzir nos corpos as pulsantes e impulsivas pinceladas de Van Gogh, sempre carregadas de emoções. Por isso, a coreografia foi montada a partir dos fluxos de “plantar” e “colher”, conceitos muito presentes na obra do artista holandês, que retratou camponeses e a natureza de um jeito único.
Para dar uma dimensão ainda mais poética ao espetáculo, algumas cartas do pintor são narradas na montagem.
A trilha sonora, composta exclusivamente para o trabalho, é de Fábio Cardia e a direção cênica, de Silvia Leblon. Já o cenário e o figurino de Marco Lima contribuem para evocar o universo íntimo do mestre pós-impressionista do século 19.
Memória de Brinquedo
A vinda do grupo Druw para Curitiba é resultado de um convite feito pelo grupo Curitiba Cia de Dança, que está promovendo uma programação especial para as crianças desde o fim de setembro, também com apoio da Prefeitura de Curitiba. Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, o palco do Teatro José Maria Santos recebeu o espetáculo Memória de Brinquedo, dirigido por Nicole Vanoni, fundadora da Curitiba Cia de Dança.
O espetáculo Girassóis terá duas sessões na sexta-feira (6/10), às 9h e 15h; sábado (7/10), às 19h (com audiodescrição) e domingo (8/10), às 17h (com tradução em libras). As apresentações são viabilizadas por meio do Projeto Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal.
No dia 8, será oferecida ainda uma oficina para crianças de 7 a 12 anos. As inscrições podem ser feitas com até 1h de antecedência, no teatro.
Serviço: Espetáculo “Girassóis”, da Cia Druw
Local: Teatro Zé Maria, Rua Treze de Maio, 655, São Francisco.
Horários: Sexta-feira (6/10), às 9h e 15h; sábado (7/10), às 19h e domingo (8/10), às 17h.
Entrada gratuita e os ingressos estão disponíveis no site.