Sediado em Curitiba pela primeira vez em mais de 30 anos, o 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) começou na manhã desta terça-feira (18/6), no Salão de Atos do Parque Barigui. Com apresentações e cursos, o evento tem duração de cinco dias, até o próximo sábado (22/6).
“É uma honra para Curitiba receber este evento. Toda a organização do congresso foi pensada para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e, como a capital mais sustentável do Brasil, Curitiba é a cidade ideal para sediar esta edição”, afirmou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
Neste primeiro dia, os participantes viram exposições de instituições ligadas à zoologia e dialogaram com figuras importantes da área, além de assistir a uma palestra do autor e pesquisador de educação ambiental e biologia Genebaldo Freire Dias.
Grandes expectativas
Com pesquisadores, autores e interessados por zoologia, o congresso trouxe pessoas de todo o Brasil para conhecer a capital paranaense e todas as suas iniciativas sustentáveis. A vice-presidente da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, Mara Cristina Marques, explica a escolha pela cidade.
“Curitiba é uma cidade muito verde, é o que chama mais atenção, além de pessoas e projetos públicos bem engajados nessa área, por isso a experiência vem sendo excelente até agora, e tenho expectativas muito grandes que vai continuar assim”, diz a vice-presidente da Azab.
Os participantes do evento também estão com expectativas altas para o congresso. As estudantes de medicina veterinária Nathália Ribeiro e Laís Magalhães vieram do Rio de Janeiro.
“Como alguém que estuda e quer seguir nessa área, esta é uma oportunidade muito legal, principalmente pelas palestras”, conta Nathália. “Estou ansiosa por tudo, mas o que mais quero fazer é participar do curso de reabilitação de animais marinhos. Estou gostando bastante da cidade também”, completa Laís.
Como vai ser
Organizado pela Zoológico Municipal de Curitiba e pela Azab, o congresso acontece em vários locais da cidade, como o Salão de Atos do Parque Barigui, a Escola Municipal de Sustentabilidade, o Museu de História Natural Capão da Imbuia, o Museu Botânico, o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Zoológico de Curitiba.
Esta edição tem o tema “Zoológicos e aquários como espaços de conexão com a natureza” e vai promover mais de 15 palestras e mesas-redondas relacionados à Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação e Botânica com especialistas de todo o Brasil, além da apresentação de trabalhos científicos, ao longo dos cinco dias de evento.
A iniciativa também terá seis minicursos, ministrados por profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialistas da área.
Presenças
A mesa da cerimônia de abertura do congresso foi formada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos; pelo diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; pela presidente da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, Nancy Banevicius; pela representante do Instituto Água e Terra do Paraná, Patricia Accioly Calderari da Rosa; pela representante da Superintendência do Ibama no Paraná, Eunice Souza; pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adolfo Sasaki; pelo presidente do Conselho Federal de Biologia, Alcione Ribeiro de Azevedo; e pela representante do CRBIO-7, Fernanda Goss Braga.
Serviço: 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
Data: 18 a 22 de junho (terça-feira a sábado)
Horário: durante todo o dia, a partir das 8h
Saiba mais sobre o evento