Curitiba será a sede da 47ª edição do Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), que começa nesta terça-feira (18/6) e segue até sábado (22/6). Essa será a primeira vez em mais de 30 anos que a capital paranaense é sede da iniciativa, que recebe pessoas de todo o país. A expectativa dos organizadores é que o congresso reúna 500 participantes.
O evento acontecerá em vários locais da cidade, como o Salão de Atos do Parque Barigui, a Escola Municipal de Sustentabilidade, o Museu de História Natural Capão da Imbuia, o Museu Botânico, o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Zoológico de Curitiba, que é o organizador do congresso.
“Curitiba se tornou referência, sendo a capital mais sustentável da América Latina, por isso esse é o momento ideal para receber o congresso. É muito importante para a cidade ter essa oportunidade”, diz o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
Ele também lembra que o Zoológico Municipal de Curitiba passa pela maior revitalização de sua história, focando não apenas no lazer, mas na conservação da fauna, tornando Curitiba o local ideal para sediar o evento.
O 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil é uma realização da Prefeitura de Curitiba e da Azab, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT).
Programação
Esta edição do congresso tem o tema “Zoológicos e Aquários como espaços de conexão com a natureza”, e vai promover mais de 15 palestras e mesas-redondas relacionados à Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação e Botânica com especialistas de todo o Brasil, além da apresentação de trabalhos científicos ao longo dos cinco dias de evento.
A iniciativa também terá seis minicursos, ministrados por profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialistas da área.
Pegada de carbono
Com um compromisso com a sustentabilidade ambiental, o 47º Congresso da Azab é um evento de carbono consciente. Assim, será disponibilizado pela primeira vez o “carbonódromo” digital, que medirá em tempo real todo o consumo de carbono gerado, por meio de um aplicativo. Ao fim do evento, será feito o plantio de árvores para compensar a quantidade de carbono emitida no congresso.
Além disso, a iniciativa dá sugestões para diminuir a pegada de carbono, como o uso de materiais recicláveis, separação de resíduos, não utilização de copos descartáveis e o deslocamento coletivo.
Ingressos
Os interessados em participar do congresso como visitantes ainda podem adquirir o seu ingresso, por meio do site do evento.
Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) foi fundada em 1977 e tem o objetivo de integrar os zoológicos e aquários brasileiros, contribuindo com o desenvolvimento das instituições e inserindo-as na comunidade internacional, para tornar o Brasil um exemplo mundial de conservação.
A instituição fornece apoio técnico aos associados, com a realização de cursos, workshops, simpósios, congressos e outros eventos para qualificação.
Serviço
47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
Data: 18 a 22 de junho (terça-feira a sábado)
Horário: durante todo o dia, a partir das 8h